Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19: Associação Médicos pela Verdade condenada por violação do rigor científico

24 mar, 2023 - 20:48 • Lusa

ERS aplica coima de 15 mil euros à associação Médicos pela Verdade devido a publicações relacionadas com a pandemia de Covid-19.

A+ / A-

A associação Médicos pela Verdade foi condenada a uma coima de 15 mil euros pela violação do rigor científico na conceção e difusão de práticas de publicidade em saúde relacionadas com a pandemia de Covid-19, indica a contraordenação divulgada esta sexta-feira.

A decisão da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), datada de dezembro de 2022 e que foi hoje publicada, adianta que a coima se refere a várias infrações pela "conceção e difusão de práticas de publicidade em saúde" no site da associação e em várias plataformas de redes sociais.

Em causa estava a "violação do princípio do rigor científico, porquanto, transmitia informação de oposição ao uso generalizado de máscaras na comunidade, incentivando à adoção de comportamentos de risco, por parte dos utentes", adianta o regulador.

Segundo a ERS, esta posição dos Médicos pela Verdade estava em "contradição e desrespeito pelos dados e elementos aceites pela comunidade técnica e científica, ou seja, pelo conjunto de especialistas, nacionais e internacionais, reconhecidos pelos seus pares, com saber específico e qualificado na área de saúde".

Em fevereiro de 2021, o Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos adiantou que dois clínicos do movimento Médicos pela Verdade foram punidos, na sequência de declarações e recomendações no âmbito da pandemia de covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • maria
    09 mai, 2023 palmela 14:05
    cada vez os medicos pela verdade tem mais clientes

Destaques V+