Tempo
|
A+ / A-

Costa e Santos Silva elogiam escolha de Moreira da Silva para a ONU

24 mar, 2023 - 01:07 • Lusa

O português substitui o dinamarquês Jens Wandel, anunciou na quinta-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, considerou "um orgulho para Portugal" a seleção de Jorge Moreira da Silva para diretor executivo do Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS) e secretário-geral-adjunto das Nações Unidas (Under Secretary-General).

"É um orgulho para Portugal. Estou certo de que demonstrará mais uma vez o seu excecional profissionalismo", escreveu António Costa, na rede social Twitter.

Na mesma plataforma, o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, também desejou "os maiores êxitos nesta importante responsabilidade" ao ex-ministro português e ex-candidato à liderança do PSD.

"Felicito calorosamente Jorge Moreira da Silva pela sua nomeação como diretor executivo da estrutura das Nações Unidas para Serviços de Projetos. É uma escolha que honra Portugal", salientou Santos Silva.

O português substitui o dinamarquês Jens Wandel, anunciou na quinta-feira o secretário-geral da ONU, António Guterres.

O UNOPS é um órgão operacional das Nações Unidas, cujo objetivo é ajudar diferentes parceiros a implementar projetos de ajuda humanitária, desenvolvimento e construção da paz, nos contextos mais complexos do mundo, mediante práticas sustentáveis.

Jorge Moreira da Silva assegurou que nos próximos anos irá estar "totalmente focado" no cargo das Nações Unidas para o qual foi nomeado.

"É com alegria e sentido de responsabilidade que acolho a decisão hoje anunciada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas de me nomear, na sequência de um concurso público internacional, Diretor Executivo da UNOPS (Agência da ONU para as infraestruturas e gestão de projetos) e Secretário-Geral-Adjunto das Nações Unidas (Under Secretary-General)", afirmou o antigo vice-presidente do PSD, em comunicado, na quinta-feira.

Segundo Moreira da Silva, tratou-se de "um processo competitivo", ao qual concorreu individualmente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+