Tempo
|
A+ / A-

“Um Governo sem educação”. Centenas de alunos universitários desfilam até São Bento

23 mar, 2023 - 15:35 • Tomás Anjinho Chagas

Manifestação convocada por associações de estudantes de 10 instituições de ensino superior concentrou-se em frente à Faculdade de Belas Artes, em Lisboa, e vai seguir até à residência oficial do primeiro-ministro.

A+ / A-
Foto: António Pedro Santos/Lusa
Foto: António Pedro Santos/Lusa

Centenas de pessoas estão em desfile esta quinta-feira pelos direitos dos estudantes do Ensino Superior.

A concentração aconteceu em frente à Faculdade de Belas Artes, em Lisboa, e vai seguir até à residência oficial do primeiro-ministro em São Bento.

“Educação é um direito, sem teto nada feito”, pode ler-se num dos vários cartazes empunhados pelos estudantes, muitos deles de negro, cobertos pelo traje académico. À Renascença, uma das centenas de estudantes confirma que o fim das propinas, os elevados custos da habitação, os preços dos transportes e o custo de vida são as razões que a tiraram de casa.

“É um Governo sem educação”, ouve-se nas ruas da baixa lisboeta, com a tuna académica em som de fundo.

“Está tudo caríssimo. São as propinas, é o alojamento, os transportes. O custo de vida em Lisboa está caríssimo, é muito chato”, desabafa Duarte Simões, estudante da Faculdade de Belas Artes, que é originalmente de Arcos de Valdevez. O facto de ser deslocado agrava muito o peso financeiro para a família. O estudante assinala a falta de residências universitárias e o elevado custo daquelas que existem.
Duarte Simões lembra também o preço de ter vários filhos estudante deslocados no Ensino Superior: “Quando há mais que um estudante em diferentes zonas do país é muito complicado”, suspira.
A manifestação foi convocada por associações de estudantes de 10 instituições de ensino superior, estando também agendadas concentrações em Aveiro, Coimbra, Braga, Covilhã, Évora, Faro e Porto.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+