Tempo
|
A+ / A-

Navio em chamas na zona da Foz do Douro

21 mar, 2023 - 16:22 • Maria João Costa , com Lusa

Barco transporta combustível. Fonte da Marinha disse à Renascença que não há feridos e que o navio não está encalhado. Veja as imagens.

A+ / A-
Incêndio em navio com combustível na zona da Foz do Douro
Incêndio em navio com combustível na zona da Foz do Douro

O navio "Greta K", que transporta combustível, está a arder ao largo do Porto, na zona da Foz do Douro, avançou pelas 16h05, o comandante da capitania do Porto, Silva Rocha.

Fonte da Marinha disse à Renascença que não há feridos entre os 19 membros da tripulação, todos de nacionalidade filipina, e que o navio não está encalhado.

Doze tripulantes do "Greta K" já foram retirados e transportados para o Porto de Leixões por embarcações das Estações Salva-vidas de Leixões, da Póvoa de Varzim e do Comando-local da Polícia Marítima de Leixões. Sete continuam a bordo do navio, adianta a Marinha em comunicado divulgado posteriormente.

"O navio está a ser rebocado uma zona afastada de costa. O navio tem a bordo gasóleo e combustível destinado a aviões (jet fuel) e não tem crude", adianta o comunicado enviado à Renascença.

O alerta para o incêndio foi dado às 15h24, quando o navio se encontrava a navegar a cerca de uma milha e meia de costa, cerca de três quilómetros, junto à praia dos Ingleses, na Foz do Douro.

As autoridades não detetaram qualquer foco de poluição.

Foto: Pedro Mesquita/RR
Foto: Pedro Mesquita/RR
Foto: Estela Silva/Lusa
Foto: Estela Silva/Lusa

O navio em chamas dirigia-se para o porto de Leixões, em Matosinhos. Tinha saído ontem de Sines.

Para o local foram enviados meios do Porto de Leixões, nomeadamente três rebocadores e uma embarcação de socorros a náufragos, disse à Renascença fonte da Polícia Marítima.

A mesma fonte detalha que o navio transporta óleos e químicos.

Fonte da Proteção Civil disse à Renascença que em terra estão quatro viaturas e 14 operacionais preparados para dar apoio.

O navio "Greta K" tem bandeira de Malta e tinha saído na segunda-feira do porto de Sines, com destino a Leixões.

Veja aqui imagens em direto através da Beachcam.

[notícia atualizada às 19h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+