Tempo
|
A+ / A-

Porto de Leixões

Incêndio no "Greta K" mantém-se ativo mas controlado

22 mar, 2023 - 08:55 • Ana Fernandes Silva com Redação e Lusa

Ao local já chegou a Fragata Corte-Real da Marinha, com equipas técnicas para fazerem "uma avaliação mais rigorosa sobre o que está a acontecer no navio".

A+ / A-
Continua a sair fumo do "Greta K", o navio que começou a arder na Foz do Douro
Continua a sair fumo do "Greta K", o navio que começou a arder na Foz do Douro

O incêndio que deflagrou na terça-feira no navio Greta K ao largo do Porto continua esta quarta-feira ativo, mas controlado, mais de 16 horas depois do alerta, garante a capitania do porto de Leixões.

"Mantém-se tudo igual a ontem à noite [terça-feira]. O navio [que transporta combustível refinado] continua a cerca de 11 milhas da linha de costa [quase 18 quilómetros] e tem dois rebocadores portuários a dar assistência, a manter a posição e a arrefecer as estruturas com jatos de água", disse à Lusa o comandante do Porto de Leixões.

Em conferência de imprensa, o capitão Silva Rocha confirmou que ao local já chegou a Fragata Corte-Real da Marinha, com equipas técnicas para fazerem "uma avaliação mais rigorosa sobre o que está a acontecer no navio".

No local e nos rebocadores mantinham-se o comandante e dois tripulantes para prestar assistência técnica necessária. As restantes 16 pessoas que seguiam a bordo já desembarcaram.

Segundo a Marinha Portuguesa, o alerta foi dado cerca das 15h30 de terça-feira para o "Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa, da Marinha" para um "incêndio no navio-tanque Greta K"

O navio "com bandeira de Malta" encontrava-se "a navegar a cerca de uma milha e meia de costa (cerca de três quilómetros), junto à praia dos Ingleses, na Foz do Douro, com 19 pessoas a bordo, todas de nacionalidade filipina".

[notícia atualizada às 12h26]


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VIRGIO INACIO DA SIL
    22 mar, 2023 Cidade 16:30
    dESDE ONTEM QUE O nAVIO TEM FOGO A BORDO, 24 HORAS E NÃO FOI POSSIVEL TERMINAR O COMBATE?

Destaques V+