Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Atenção aos relógios: hora muda no domingo

21 mar, 2023 - 22:40 • Marta Pedreira Mixão com Lusa

Dia 26 de março, à 01h00 da madrugada os relógios adiantam 60 minutos em Portugal continental.

A+ / A-

A primavera já chegou, o sol já se põe mais tarde e, agora, já só falta mudar para a "hora de verão" já no próximo fim de semana.

Assim, conforme o estipulado pela lei europeia no próximo domingo, dia 26 de março, os relógios, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, avançam 60 minutos à 01h00, devendo os relógios ser adiantados para as 02h00.

Já na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 00h00, passando para a 01h00.

Desta forma, no domingo "perde-se" uma hora de sono, mas "ganha" tempo de luz do sol ao fim do dia. O horário de inverno só volta a 29 de outubro.

O atual regime de mudança da hora na União Europeia é regulado por uma diretiva que determina que todos os anos os relógios sejam adiantados e atrasados, respetivamente, uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão e inverno.

No entanto, a mudança de hora tem estado em debate e, em março de 2019, o Parlamento Europeu aprovou, sob proposta da Comissão Europeia, o fim da mudança de hora nos Estados-membros da UE.

Porém, a implementação da medida ficou pendente já que dependia de uma tomada de posição por parte do Conselho da União Europeia - instância de decisão onde estão representados todos os Estados-Membros, e também dos países.

Um grupo de peritos internacionais também propôs o fim da mudança da hora na União Europeia e o alinhamento dos fusos horários dos diferentes países, aproximando-os o máximo possível da hora solar e tornando-os permanentes.

Os peritos, que subscreveram a Declaração de Barcelona sobre Políticas do Tempo assinada em outubro de 2021 por mais de 70 instituições internacionais, defendem que as mudanças na hora legal “não têm efeitos significativos na poupança energética”, ao passo que a manutenção da mesma hora “melhora a saúde, a economia, a segurança e o meio ambiente”.

A Declaração de Barcelona sobre Políticas do Tempo de 2021 visava, entre outros fins, promover o debate sobre a mudança da hora. Portugal defende o atual regime, com uma hora de verão e com uma hora de inverno.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+