Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pilotos e TAP alcançam acordo depois de anúncio de novas contratações

20 mar, 2023 - 22:09 • Lusa

Cessação da intenção do despedimento coletivo aproxima sindicato e companhia aérea.

A+ / A-

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) e a TAP chegaram a um acordo sobre algumas matérias, nomeadamente "a cessação da intenção do despedimento coletivo", depois de a companhia ter anunciado que iria contratar mais profissionais este ano.

Num comunicado, a estrutura sindical referiu que a direção do SPAC "tem defendido a ideia da necessidade de contratação de pilotos, sustentada pela frequência sistemática da TAP em recorrer a atropelos e a interpretações recentes e duvidosas do Acordo de Empresa, para viabilizar a operação deficitária que desenhou".

Por isso, o sindicato não ficou surpreendido quando foi informado de "que a TAP iria contratar em 2023".

"Assim sendo, e porque com a admissão de novos pilotos, restringida legalmente apenas na situação de 'lay-off', verificar-se-iam, mais uma vez, situações de injustiça flagrante, que para além de imorais são a nosso ver intoleráveis", o SPAC exigiu junto da TAP "que fosse reposta justiça face à contribuição dos pilotos, classe que tem suportado cortes salariais acima do resto dos trabalhadores".

O sindicato alertou para a posição dos pilotos "que, apesar de reintegrados, ainda são alvo de um processo de despedimento coletivo, e também pelos mais novos na empresa que, fruto do congelamento das suas progressões, teriam o seu salário igual aos que agora nela ingressam".

Segundo o SPAC importa "destacar a cedência da empresa a melhores condições de trabalho já feita a outras classes profissionais, indo ao encontro de expectativas mais favoráveis do que as que ainda mantém para os pilotos".

Por isso, "foram realizadas várias reuniões no sentido de repor o poder de compra dos pilotos sem quaisquer contrapartidas para a empresa, excetuando o trabalho" que dizem ser "de excelência".

O sindicato ressalvou que este é o pré-acordo possível, numa altura em que a presidente executiva (CEO), Christine Ourmières-Widener, está de saída, mas destacou algumas medidas, começando pela "cessação da intenção do despedimento coletivo", e as "mesmas medidas aplicadas recentemente a outras classes profissionais".

O SPAC acordou ainda uma "nova tabela de ajudas de custo a partir do mês de abril, com a abertura para regressar ao modelo anterior, caso este não se revele favorável aos pilotos", entre outras.

O sindicato disse, no entanto, que ainda há muito a fazer, mas acredita que estas medidas "melhoram substancialmente, agora, a posição dos pilotos".

"O SPAC está e estará de boa-fé e quer dar um voto de confiança ao novo Administrador Executivo [Luís Rodrigues], que será brevemente indigitado, confiando que este tudo fará para inverter o sentido de desvalorização da nossa profissão", indicou.

As medidas serão apresentadas na próxima assembleia de empresa do SPAC.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+