Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

PCP. “Se há alguém que tem procurado soluções para a paz na Ucrânia é a China"

20 mar, 2023 - 14:31 • Tomás Anjinho Chagas , Diogo Camilo

Secretário-geral comunista, Paulo Raimundo, considera "positivo" o encontro entre Vladimir Putin e Xi Jinping em Moscovo, para discutir o plano chinês para resolver o conflito na Ucrânia.

A+ / A-

O secretário-geral do PCP considerou “positivo” o encontro entre os presidentes da China e Rússia em Moscovo, referindo que, “se há alguém que tem procurado soluções para a paz” na Ucrânia, tem sido Pequim.

“Se há alguém que tem procurado soluções para a paz e procurado investir em caminhos da paz, com propostas em concreto, tem sido o governo chinês e em particular o presidente chinês”, afirmou Paulo Raimundo.

O líder comunista acrescentou ainda que “tudo o que seja abrir caminhos para a paz é positivo”.

Xi Jinping já se encontra na Rússia, onde se irá reunir com Vladimir Putin, para uma visita que tem como ponto principal a discussão do plano proposto pela China para resolver o conflito na Ucrânia.

Nesse plano para a paz, proposto em fevereiro, China reforçou a ideia de “respeito pela soberania de todos os países”, referindo-se à Ucrânia, mas aponta também para o fim de uma “mentalidade da Guerra Fria”, referindo-se ao alargamento da NATO, pedindo ainda o fim das sanções impostas à Rússia pelo Ocidente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    20 mar, 2023 PORTUGAL 17:07
    Ainda vamos ouvir o Secretário Geral do PCP dizer que foi mal interpretado caso o BOMBARDEAMENTO continue. A ver vamos.

Destaques V+