Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ouvidos a partir das 10h00

NRP Mondego. Militares que recusaram embarcar estão “moralizados” e com “dignidade intocada”

20 mar, 2023 - 06:01 • Cristina Nascimento

Paulo Graça, advogado que representa os 13 militares, explica que vão ser ouvidos a partir das 10h00 nas instalações da Polícia Judiciária Militar.

A+ / A-

Os 13 militares que recusaram embarcar no navio Mondego alegando razões de segurança começam a ser ouvidos a partir das 10h00 desta segunda-feira.

Ouvido pela Renascença, um dos advogados de defesa destes militares, Paulo Graça, explica que desde que chegaram a Lisboa na sexta-feira, têm estados nas suas residências e que, apesar da polémica, estão moralizados.

“São pessoas que têm grande sentido de honra e de dever e que entendem que têm uma palavra a dizer. São pessoas que estão focadas, são pessoas que estão moralizadas e são pessoas que têm uma dignidade que, apesar de tudo, permanece intocada, apesar de todos os enxovalhos a que têm sido sujeitos, designadamente pela chefia máxima da Armada, são homens que mantêm a sua dignidade”, afirma o advogado.

Os 13 militares serão ouvidos um a um por elementos da Polícia Judiciária Militar e não é de excluir a presença de um procurador do Ministério Público.

“O titular do inquérito é o Ministério Público, mesmo tratando-se de um crime essencialmente militar. Todavia, a parte técnica da investigação é deferida à Polícia Judiciária Militar”, explica.

Assim, acrescenta, “é possível a presença de um procurador do Ministério Público. Não é nada de estranho se estiver, mas também não é nada de estranho se não estiver”.

Paulo Graça admite que os seus clientes serão constituídos arguidos. Já sobre medidas de coação, questionado sobre a hipótese de ficarem em prisão preventiva, Paulo Graça diz não estar “a contar com isso”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro
    20 mar, 2023 Lisboa 08:59
    Advogados... Podem pintar a manta de mil cores. Podem alimentar a comunicação social por largos meses enquanto der para vender papel e histórias. Podem organizações partidárias como de costume procurar tirar partido do caso. Tudo isto vai acontecer. Mas tirem todos os cavalinhos da chuva. Todos os ramos das forças armadas estão sujeitas a um livrinho que qualquer militar conhece e se comprometeu respeitar sob pena de punições graves; o RDM. O livrinho que todos os que passaram pela tropa sabe que tem "absolutamente tudo...!" Pelo que podem todos os Garcias Pereiras desta vida vir publicitar os seus escritórios e imagem que as leis que vão contar são as que estão no livrinho... e todos os militares envolvidos sabiam disso. Pelo que até podem alguns advogados vir arvorar o peito com uma etiqueta na testa com a inscrição de Pro Bono, que o cavalinho já está irremediavelmente encharcado...

Destaques V+