Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

MORREU RUI NABEIRO (1931-2023)

Campo Maior perdeu "um homem honesto" e que "sempre fez o bem"

19 mar, 2023 - 17:41 • Teresa Almeida , Pedro Valente Lima

Pároco da vila alentejana recorda a "intenção de ajudar e dar trabalho" em tudo o que Rui Nabeiro fazia. O presidente da Câmara de Campo Maior lamenta a perda do empresário, para quem os conterrâneos eram "família".

A+ / A-

Campo Maior está de luto pela perda de um dos maiores nomes da vila alentejana. "Um bom homem, honesto, trabalhador, que começou do nada e construiu um império muito grande", sublinha o pároco de Campo Maior.

À Renascença, o padre Francisco Bento evoca uma figura muito comprometida com a comunidade e o bem comum: "Foi um homem que sempre fez o bem e sempre ajudou quem precisava".

"Ele tinha sempre um desejo de tentar organizar coisas que dessem trabalho e que pudessem ajudar os outros. Ele é conhecido pelo café, mas tem muitos ramos de atividade em que tinha sempre esta intenção de ajudar, dar trabalho, dar emprego."

"Tudo o que eram causas sociais, ele ajudava", reforça o pároco da vila alentejana.

Já o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, lamentou à Renascença o desaparecimento da "maior referência do município", "o empresário número 1 do nosso país, ou pelo menos a figura de referência do nosso país enquanto empresário".

"É um dia triste para a comunidade campomaiorense, um dia triste para todos. Esta era a sua família, porque a luta dele foi mesmo essa, foi afirmar sempre a partir da sua terra. [Tinha] um amor muito próprio em relação àquilo que era a sua origem."

A Câmara Municipal de Campo Maior já anunciou um período de luto municipal de cinco dias, a contar já a partir deste domingo.

Rui Nabeiro fundou a Delta Cafés em 1961 e foi um dos empresários mais notáveis das últimas décadas em Portugal, com um recurso elogiado e reconhecido no mundo empresarial. Morreu este domingo aos 91 anos, vítima de uma doença respiratória.

As cerimónias fúnebres iniciam esta segunda-feira, pelas 12h00, na Igreja Matriz de Campo Maior. O funeral tem data marcada para terça-feira, 21 de março, igualmente a partir das 12h00. Posteriormente, haverá lugar a um cortejo fúnebre até ao Cemitério Municipal de Campo Maior.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+