Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PROTESTO

Trabalhadores das cafetarias bloqueiam linha de comboio em Santa Apolónia

18 mar, 2023 - 11:36 • Pedro Valente Lima

Funcionários da Apeadeiro 2020 impediram a partida de uma composição durante quase uma hora. Sindicato reivindica pagamento de salários em atraso.

A+ / A-

Este sábado de manhã, vários trabalhadores dos bares dos comboios bloquearam uma das linhas de comboio na estação de Santa Apolónia, em Lisboa. O protesto manteve-se no caminho de ferro quase uma hora, atrasando a partida de um Intercidades com destino a Braga.

Os funcionários da Apeadeiro 2020 - empresa que gere as cafetarias nos comboios Alfa Pendular e Intercidades da CP - encontram-se acampados diante da estação lisboeta há 17 dias. A estação de Campanhã, no Porto, também tem sido ponto de encontro de vigílias similares.

A concentração deste sábado chegou a impedir a partida de um comboio Intercidades, com destino a Braga. A composição devia ter arrancado às 9h30, mas apenas conseugiu fazê-lo pouco depois das 10h20.

As manifestações exigem que a CP encontre soluções para os 130 funcionários com salários em atraso há dois meses.

O Sindicato de Hotelaria do Sul alerta para reivindicações que vão além das remunerações. Luís Baptista, dirigente do mesmo sindicato, e em declarações à RTP, alerta para a "gestão danosa" da Apeadeiro 2020, pedindo que a CP, "de uma vez por todas, possa assumir a responsabilidade direta da gestão do serviço a bordo, pagando os salários em atraso".

Na ausência de resposta, o sindicato realça que irá continuar com as ações de protesto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+