Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

A primeira vez. Enfermeiros do setor privado fazem greve

16 mar, 2023 - 05:28 • Lusa

Estão abrangidos cerca de 4.200 enfermeiros que trabalham nas 75 unidades de saúde abrangidas pela Associação Portuguesa da Hospitalização Privada.

A+ / A-

Os enfermeiros de 75 unidades de saúde privadas do país fazem, esta quinta-feira, um dia de greve, a primeira que esses profissionais realizam.

O protesto visa reivindicar a melhoria das condições de trabalho e aumentos salariais de 10%.

"Esperamos uma adesão muito alta", diz à Renascença Guadalupe Simões, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), apontando os grupos CUF e Lusíadas como os que poderão registar níveis mais elevados de participação.

A dirigente antevê que sejam afetadas "cirurgias programadas e consultas, à semelhança do que acontece nos hospitais públicos".

Outra dirigente do SEP, Isabel Barbosa, disse à agência Lusa que "a insatisfação é grande e a vontade de aderir à greve é imensa"

Prevista para os turnos da manhã e da tarde, esta será a primeira greve dos cerca de 4.200 enfermeiros que trabalham nas 75 unidades de saúde abrangidas pela Associação Portuguesa da Hospitalização Privada (APHP).

Os enfermeiros destas unidades privadas reclamam, entre outras medidas, a implementação das 35 horas semanais e a regulação dos horários de trabalho, um acréscimo remuneratório mensal para quem trabalha por turnos e o pagamento do regime de prevenção, além de 25 dias de férias.

O SEP diz que se mantém recetivo a negociações com a APHP e admite pensar em novas formas de luta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+