Tempo
|
A+ / A-

Utentes do Hospital de Loures consideram “inadmissível” encerramento de urgência pediátrica

13 mar, 2023 - 17:54 • Anabela Góis , Teresa Paula Costa

Comissão de utentes reage a decisão do SNS. Receando que medida temporária se torne definitiva, prepara novas formas de luta contra situação que prejudica 280 mil pessoas de quatro concelhos.

A+ / A-

O encerramento da urgência pediátrica do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, à noite e ao fim de semana, até ao final de junho, é "inadmissível", disse esta segunda-feira a comissão de utentes.

A solução, embora temporária, vem confirmar os piores receios da comissão, pois “o que é apresentado como temporário acaba por se tornar definitivo”, alerta Fernanda Santos.

Apesar das promessas do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, de reabrir o serviço, o plano hoje conhecido mantém até ao final de junho o encerramento da urgência de pediatria do Hospital Beatriz Ângelo ao fim de semana.

Em declarações à Renascença, Fernanda Santos lembra que se trata de um hospital que serve uma população de 280 mil utentes de quatro concelhos, que “se vai ver privada de urgências pediátricas e tendo que recorrer a hospitais em Lisboa que, por si só, já estão sobrelotados”.

Fernanda Santos revela que a comissão está a “analisar todas as formas de luta” para “mostrar o nosso descontentamento à tutela”, pois “não vamos aceitar pacificamente esta decisão que, em muito, prejudica a população dos concelhos servidos para este hospital”.

“Nós temos uma reunião das comissões de utentes marcada e depois dessa reunião sairá certamente uma forma de luta mais específica em relação a esta situação”, avança Fernanda Santos.

Para além de Loures, as urgências pediátricas dos hospitais de São Francisco Xavier e de Torres Vedras também fecham à noite durante os sete dias da semana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+