Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Prevenção da diabetes está a falhar em Portugal, alerta médico

13 mar, 2023 - 23:46 • Redaçao

O número de pessoas com a doença aumentou 20%, em sete anos, e Portugal está nos três primeiros da Europa.

A+ / A-

O número de pessoas com diabetes em Portugal aumentou 20% entre 2009 e 2021 e, segundo o presidente da Associação Protectora de Diabéticos de Portugal, José Manuel Boavida, as políticas de prevenção estão a falhar.

Em declarações à Renascença, o médico José Manuel Boavida considera necessário educar e prevenir para evitar a doença.

“Está a falhar essencialmente a prevenção, que tem sido um alerta há muito tempo de que podemos, por um lado, prevenir pessoas que estão em risco de desenvolver diabetes se as identificarmos e se atuarmos ao nível da educação, para uma atividade e vida mais ativa e mais saudável, e, eventualmente, com a utilização de medicamentos que evitem o aparecimento da diabetes", justifica.

O relatório do Observatório revela que a diabetes custou, em 2021, entre 1.400 e 1.700 milhões de euros. José Manuel Boavida diz o aumento dos casos tem um impacto enorme no Serviço Nacional de Saúde (SNS), pela complexidade da doença e pelos custos do tratamento.

De recordar que, em 2021, havia cerca de um milhão de pessoas com diabetes entre os 20 e os 79 anos. O médico está convencido que os casos vão continuar a subir, sobretudo, pelo aumento da obesidade infantil e, por outro lado, pelo aumento da esperança de vida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+