Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Enfermeiros de Medicina III do Garcia de Orta pedem escusa de responsabilidade

13 mar, 2023 - 14:02 • Lusa

Ordem dos Enfermeiros diz que documento é assinado por 24 enfermeiros, toda a equipa em funções neste serviço.

A+ / A-

A equipa de enfermagem do Serviço de Medicina III do Hospital Garcia de Orta, em Almada, pediu exclusão de responsabilidade por falta de profissionais para assegurar a qualidade e segurança dos cuidados, anunciou esta segunda-feira a Ordem dos Enfermeiros.

Segundo a Ordem dos Enfermeiros (OE), o documento é assinado por 24 enfermeiros, toda a equipa em funções neste serviço, que denunciam “a situação em que o serviço se encontra, com défice grave de recursos humanos, com a totalidade do serviço ocupado e doentes em maca nos corredores”.

“A equipa de enfermagem afeta ao Serviço de Medicina III não consegue, neste momento, assegurar a prestação de cuidados durante todo o período de funcionamento sem que isso represente um aumento significativo do trabalho suplementar”, sublinha a OE em comunicado, adiantando que “só desta forma se tem conseguido assegurar a dotação de uma equipa onde faltam, pelo menos, oito enfermeiros”.

A Ordem dos Enfermeiros refere em comunicado que alertou no final de fevereiro o Ministério da Saúde, bem como o Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta, para a falta de recursos de enfermagem necessários ao cumprimento das regras de segurança e qualidade dos cuidados prestados.

Contactado pela agência Lusa, o Hospital Garcia de Orta esclareceu que a utilização de macas nos internamentos dos vários serviços resulta de “situações excecionais”, definidas no Plano de Contingência da instituição.

“Estas situações ocorrem apenas quando o número de doentes no Serviço de Urgência Geral exceder os 55, altura em que se procede à transferência de, no máximo, dois doentes em maca por Serviço de Internamento, e durante o menor período de tempo possível”, sustenta numa resposta escrita à Lusa.

O Conselho de Administração sublinha ainda que “mantém o diálogo permanente com todos os colaboradores, podendo desde já garantir que fará o possível para assegurar as melhores condições de trabalho a todos os profissionais”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+