Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bloco de Esquerda

"As pessoas sabem que são assaltadas" quando vão ao supermercado

13 mar, 2023 - 13:58 • Lusa

Bloco de Esquerda acusa Governo de dizer que "vai estudar" as situações quando não quer fazer nada. Apesar de ter sido criado, em outubro passado, Observatório de Preços ainda não entrou em funcionamento.

A+ / A-

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, disse esta segunda-feira que "as pessoas sabem que são assaltadas todos os dias quando chegam aos supermercados", acusando o Governo de dizer que "vai estudar" as situações quando não quer fazer nada.

"As pessoas sabem que são assaltadas todos os dias quando chegam aos supermercados. Veem os lucros a crescer dos grandes grupos de distribuição, veem que os seus salários estão parados", disse a coordenadora do BE no Porto.

A também deputada, que abandonará a coordenação do partido no final de maio, tinha sido questionada acerca das declarações feitas no domingo pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, de que o Governo está a estudar "todas as medidas" para que o consumidor possa pagar o preço justo pelos alimentos.


"O que eu acho é que quando o Governo não quer fazer nada diz que vai estudar ou preparar um grupo de trabalho", disse hoje Catarina Martins no Porto, à margem de uma manifestação dos trabalhadores dos bares da CP - Comboios de Portugal, na estação de Campanhã.

Catarina Martins lembrou ainda os agricultores que "não estão a receber o dinheiro devido" pelos seus produtos.


"Portanto sim, há verdadeiramente um movimento especulativo da grande distribuição, e o Governo, como não quer fazer nada, diz que vai estudar. Eu acho isto inaceitável, temo-lo dito", concluiu, defendendo ainda o controlo das margens de lucro e dos preços.

Anunciado em maio de 2022 pelo Governo, a criação do observatório de preços foi formalizada por despacho publicado em outubro do ano passado.

O objetivo é a "monitorização eficaz" dos custos e preços ao longo da cadeia de abastecimento agroalimentar e maior transparência.

Contactada pela Lusa, fonte do ministério da Agricultura não adiantou uma data para a entrada em funcionamento do Observatório, referindo apenas que será "num futuro muito próximo".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+