Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo. Igreja deve "afastar de funções quem deve ser afastado"

11 mar, 2023 - 14:05 • André Rodrigues , Marta Pedreira Mixão

Presidente da República defende que Igreja tem de "assumir responsabilidade plena".

A+ / A-

No Congresso da Liga dos Bombeiros Portugueses, em Gondomar, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou a medidas por parte das dioceses, bem como "uma reflexão atenta" sobre os abusos sexuais na Igreja Católica.

Em declarações aos jornalistas, à margem do Congresso, Marcelo Rebelo de Sousa defende que “não se pode perder tempo” e que a Igreja Católica “deve assumir a responsabilidade plena”.

Questionado sobre as medidas que deveriam ser levadas a cabo de forma urgente, o Presidente da República reiterou que “primeiro, não demorar mais tempo que em tudo o que não se pode perder tempo; segundo, assumir a responsabilidade plena; terceiro, tomar medidas preventivas, significa afastar do exercício de funções ou de responsabilidades pastorais quem deve ser afastado por essas medidas preventivas; e mostrar a vontade de reparar as vítimas”.

Sobre o facto de dioceses não terem afastado os padres suspeitos, Marcelo Rebelo de Sousa considera que "uma reflexão atenta levará a que se faça aquilo que, num primeiro momento, a meu ver, incompreensivelmente, não se fez", diz,assegurando que "a desilusão existe", mas que está convencido de que "haverá a sensibilidade de perceber que há coisas que têm de ser feitas e quanto mais depressa melhor”.

Questionado sobre se espera que as dioceses alterem a sua posição, Marcelo relembrou que "foi dito pela Conferência Episcopal que a reflexão continua, mas continuar a reflexão deve significar o abrir caminho a rever aquilo que foi feito e podia ser feito doutra maneira”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Augusto Ricardo
    11 mar, 2023 Agualva E Mira-Sintra, Sintra, Lisboa 14:46
    Esta segunda "pandemia" contra a Igreja veio ocupar o espaço de observação para os que, fora da Igreja, sejam esquecidos ?! Uma revolução ou reforma terá de eclodir na Igreja Católica e o Papa já começou, referindo-se ao celibato! No entanto é ser demasiado simplista resolver esta patologia "atirando-se" à Igreja !! A Liberdade de Religião deve viver em paridade com a necessária Liberdade para a aplicação da Justiça !! Paira no ar a hipocrisia política do costume !! O todo incognoscível humano é por vezes desconcertante e perigoso.

Destaques V+