Tempo
|
A+ / A-

Reunião termina sem acordo na Educação. Fenprof marca novas greves

09 mar, 2023 - 19:20 • Fátima Casanova , com redação

Professores avançam com nova greve por distritos, durante 18 dias úteis, e às avaliações. Sindicatos do setor da educação e Governo continuam sem entendimento. Ministro da Educação disponível para continuar a negociar, mas normalidade nas escolas.

A+ / A-

Terminou sem acordo a reunião desta quinta-feira entre os sindicatos de professores e o Ministério da Educação.

No final da ronda suplementar negocial, Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, anunciou uma nova greve nacional e uma manifestação para 6 de junho.

À saída do Ministério da Educação, em Lisboa, Mário Nogueira disse que a data (06/06/23) da greve nacional e da manifestação coincide propositadamente com o tempo de serviço dos professores congelado (desde a Troika): seis anos, seis meses e 23 dias.

Também vão ser marcadas outras paralisações por distritos e às avaliações, pela recuperação do tempo de serviço congelado.

“Vamos datar as seguintes formas de luta: greve por distritos durante 18 dias úteis, vamos avançar com uma greve a toda atividade que vá para além da componente letiva normal. Haverá greve ao serviço extraordinário, a todas as reuniões, greve a toda a componente não letiva. Portanto, as aulas vão manter-se, exceto no dia da greve por distritos. Vai ser também avançada uma greve ao último tempo letivo de cada professor, iremos avançar com greve às avaliações. Só vamos decidir quando é que ela se realizará”, disse Mário Nogueira, aos jornalistas, no final da reunião.

Além da recuperação de todo o tempo de serviço (para os professores que lecionam em Portugal continental), a Fenprof exige que sejam resolvidas questões como a aposentação e a mobilidade por doença.

Relativamente ao modelo de recrutamento de professores, o líder do STOP, André Pestana, disse que terminou a negociação.

"Infelizmente, não houve nenhum acordo porque o Governo cedeu extremamente pouco relativamente às questões gravíssimas que estavam em cima da mesa", disse André Pestana aos jornalistas.

Há nova reunião para a partir de 20 março para começar a negociar outros pontos como o fim da burocracia.

Governo disposto a negociar, mas com normalidade nas escolas

O ministro da Educação João Costa, garante que o Governo apresentou-se de boa fé nas negociações, com o objetivo de combater a precariedade da classe docente e lançou os próximos quatro temas para negociação: "correção dos efeitos assimétricos intra carreira no período de congelamento que acabou em 2028", correção de desigualdades na redução do tempo da monodocência, redução da burocracia e regularização da situação profissional de muitos técnicos superiores que têm contratos precários, por exemplo psicólogos e terapeutas da fala".

O ministro João Costa disse, no entanto, que a disponibilidade do Governo para negociar estes assuntos deve ser acompanhada pela disponibilidade do regresso da normalidade nas escolas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JM
    10 mar, 2023 Seixal 15:19
    Os sindicatos dos “stores” ainda não perceberam que com este governo nunca irão recuperar o tempo de serviço que foi congelado a todos os funcionários do estado. Podem fazer as greves que entenderem, os prejudicados são os alunos, e os pais dos alunos. Veremos se ainda não lhes vai ser cobrada a factura de tanta greve.
  • Sonsices
    10 mar, 2023 Cá 11:39
    Se o Sonso, com a conversa de que "a disponibilidade do Governo para negociar estes assuntos deve ser acompanhada pela disponibilidade do regresso da normalidade nas escolas" está a lançar a escada para o fim das greves e manifestações, sem nada aceite, nem garantido, é mais sonso que se pensava.

Destaques V+