Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Datas das provas de aferição do 5.º e 8.º anos foram alteradas

10 mar, 2023 - 16:48 • Teresa Paula Costa

Alteração visa facilitar realização das provas em formato digital, que o Ministério da Educação quer alargar a todos os finais de ciclo.

A+ / A-

As datas das provas de aferição dos alunos do 5.º e dos 8.º anos de escolaridade foram alteradas para facilitar a realização das provas em formato digital, que este ano é alargado a todos os alunos do 2.º, 5.º e 8.º anos.

Segundo um despacho publicado esta sexta-feira em Diário da República, em causa estão as disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química, História e Geografia.

Assim, a prova de aferição de Ciências Naturais e Físico-Química do 8.º ano foi adiada para 5 de junho, enquanto a componente de observação e comunicação científicas passou para 24 de maio, realizando-se em dois turnos.

A prova de História e Geografia, do 5.º ano, foi antecipada para 6 de junho.

Provas vão ser realizadas em dois turnos

De acordo com o despacho, este ano e contrariamente ao que acontecia, todas as provas vão ser realizadas em dois turnos.

A alteração tem por objetivo que as provas possam decorrer "de forma equilibrada, com maior capacidade de acomodação à mudança que se opera no âmbito do projeto de desmaterialização das provas de avaliação externa".

Ministério quer estender medida ao 9.º ano e secundário

A partir do próximo ano, a desmaterialização da avaliação externa será alargada às provas finais de ciclo, realizadas pelos alunos do 9.º ano e, no ano seguinte, de acordo com o que está previsto pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), a ideia é que também os alunos do secundário passem a fazer os exames nacionais no computador.

Além das alterações para o ano letivo em curso, o diploma introduz, a partir do ano letivo 2023-2024, a componente de produção e interação orais de Inglês para os alunos do 8.º ano, bem como alterações nas datas para a afixação das pautas e dos resultados dos processos de reapreciação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+