Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ihor Homeniuk. Há cinco novos acusados por crimes como homicídio por omissão

08 mar, 2023 - 12:26 • Olímpia Mairos

De acordo com a CNN, que avança a notícia, em causa estão os crimes de homicídio negligente por omissão, sequestro e ainda denegação de justiça. Entre os acusados está o ex-diretor do SEF de Lisboa.

A+ / A-

Depois da condenação dos três inspetores que estiveram dentro da sala com o imigrante ucraniano, nas instalações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras do aeroporto de Lisboa, em março de 2020, o Ministério Público acusa agora o ex-diretor de Fronteiras de Lisboa, dois inspetores coordenadores e dois vigilantes.

De acordo com a CNN, que avança a notícia, em causa estão os crimes de homicídio negligente por omissão, sequestro e ainda denegação de justiça.

O Ministério Público considera que se os inspetores coordenadores Maria Vieira e João Agostinho tivessem agido quando viram o cidadão ucraniano algemado atrás das costas "...provavelmente a morte de Ihor Homeniuk não se teria verificado”.

Segundo a estação de televisão, o procurador refere que o ex-diretor do SEF de Lisboa, António Sérgio Henriques omitiu as circunstâncias da morte de Ihor nos relatórios, nomeadamente a força física utilizada pelos três inspetores já condenados, lembrando que a i informação que chegou à direção do SEF e consequentemente à tutela, foi a de morte por causas naturais, impedindo a IGAI de atuar.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+