Tempo
|
A+ / A-

Costa sobre Marcelo. "Viveremos tranquilamente até ao fim dos dois mandatos"

08 mar, 2023 - 16:21 • Lusa

Na véspera do 7º aniversário de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República, primeiro- ministro afasta cenário futuro de crise política, considerando que relação com Marcelo Rebelo de Sousa é "muito boa".

A+ / A-

O primeiro-ministro considera que a sua relação institucional com o Presidente da República tem sido muito boa e acredita que a maioria parlamentar do PS e Marcelo Rebelo de Sousa vão terminar tranquilamente os respetivos mandatos.

António Costa fez esta quarta-feira este balanço sobre a sua relação com Marcelo Rebelo de Sousa, que na quinta-feira completa sete anos como Presidente da República, antes de participar num almoço com 100 cientistas para assinalar o Dia Internacional da Mulher.

"Já são mais de sete anos de coabitação e de convívio. Como faço todos os anos, seguramente amanhã (quinta-feira) telefonarei ao senhor Presidente da República a felicitá-lo por mais este aniversário", começou por referir o líder do executivo aos jornalistas, tendo ao seu lado a ministra da Ciência e do Ensino Superior, Elvira Fortunato.


Num balanço sobre sete anos de coabitação entre primeiro-ministro e Presidente da República, António Costa classificou com "a relação como muito boa naquilo que tem ver com o respeito das funções de cada um e com a cooperação institucional que tem que existir entre todos para servir Portugal".

Marcelo/Costa: relação "está ótima"

Interrogado se a relação institucional com o Presidente da República está melhor ou pior numa fase de turbulência do Governo de maioria absoluta socialista, Costa respondeu: "Está ótima".

"Vamos lá ver, o que significa turbulência? É cada um cumprir o seu papel. Acho que é isto que os portugueses compreenderam bem e têm valorizado muito positivamente essa relação", reagiu.


António Costa fez depois uma alusão à vontade que foi manifestada pelos portugueses nas últimas eleições presidenciais em 2021 e nas legislativas em janeiro de 2022 para projetar os próximos anos em termos de relações institucionais entre Presidente da República e Governo.

"Pela expressão da vontade dos portugueses do atual mandato presidencial e do atual mandato da maioria parlamentar, viveremos aliás tranquilamente até ao fim dos dois mandatos em conjunto", declarou.

O primeiro-ministro afastou depois qualquer crise política, dizendo: "É isso que tem acontecido nos últimos sete anos".

"Não há nenhuma razão para que não aconteça mais", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+