Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

TAP

Ministro das Finanças com autoridade diminuída "transfere fragilidade para o Governo"

07 mar, 2023 - 09:12 • André Rodrigues

Vice-presidente da Frente Cívica considera que as conclusões da Inspeção-Geral de Finanças sobre a indemnização a Alexandra Reis deixam Fernando Medina "numa situação muito precária" e antecipa uma longa batalha nos tribunais: "esta história estará longe do fim".

A+ / A-

O vice-presidente da Frente Cívica considera que a autoridade do ministro das Finanças ficou diminuída na sequência das conclusões do relatório da Inspeção-Geral de Finanças que declarou a ilegalidade do acordo para o pagamento da indemnização de 500 mil euros a Alexandra Reis.

Em declarações à Renascença, João Paulo Batalha lembra que Fernando Medina “foi ultrapassado pelas Infraestruturas”, o outro ministério que tem tutela sobre a transportadora aérea nacional, e que, “enquanto António Costa segurar Fernando Medina, isso transfere essa fragilidade para o resto do Governo”.

“Existe uma dupla tutela, do Ministério das Infraestruturas e do Ministério das Finanças, mas a tutela financeira, não está a funcionar e isso tem de ser esclarecido, até para percebermos se os mecanismos que permitem ultrapassar o Ministério das Finanças foram resolvidos na TAP e noutras empresas públicas”, acrescenta.

O consultor em políticas de transparência e de combate à corrupção diz compreender “que o Governo queira evitar pagar indemnizações aos administradores – porque já está a ter de engolir o custo político de ter dado indemnizações milionárias a Alexandra Reis”, mas antecipa um longo imbróglio jurídico, porque, segundo diz, as exonerações do presidente do Conselho de Administração da TAP, Manuel Beja, e da presidente executiva Christine Ourmières-Widener “não são pacíficas”.

“Esta história estará longe do fim. Portanto, seja nos tribunais, seja na Comissão de Inquérito formada no Parlamento, ainda há muita coisa para esclarecer e o Governo dificilmente terá conseguido arrumar o assunto”, diz.

Mais casos ‘Alexandra Reis’? “É possível”

Questionado sobre a eventualidade deste caso poder facilitar a descoberta de situações semelhantes, João Paulo Batalha admite haver “o risco de haver mais casos como o de Alexandra Reis, porque percebeu-se que este é o tipo de gestão corrente em empresas públicas”.

No caso concreto da TAP, o vice-presidente da Frente Cívica lembra que “a empresa tem funcionado sem nenhum controlo por parte do acionista, que é o Estado”.

Por isso, “é possível que haja vários outros casos com outros setores”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    07 mar, 2023 aldeia 13:27
    Um governo com maioria absoluta,com tantos casos e imcompatibilidades,trapalhadas após trapalhadas,tantas demissões em tão pouco tempo,das duas uma, ou não tem capacidade para governar um país,ou não tem gente a altura para ocupar cargos ministeriais, seria melhor pedir a demissão ao Presidente da Républica do que tentar manter a agonia de um governo que nada de bom tem trazido para o país.

Destaques V+