Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

GNR deteve suspeito de incêndio florestal em Alijó

07 mar, 2023 - 10:54 • Olímpia Mairos

Na origem do fogo esteve uma queima de sobrantes autorizada, que se descontrolou devido à não adoção das medidas de segurança necessárias.

A+ / A-

Um homem de 63 anos foi detido pela suspeita de um crime de incêndio florestal no concelho de Alijó, que terá tido início numa queimada “autorizada” e que “se descontrolou”.

Em comunicado, o Comando Territorial de Vila Real, explica que no seguimento de um alerta de incêndio florestal, “os militares da Guarda deslocaram-se ao local, tendo apurado que na sua origem esteve uma queima de sobrantes autorizada, que se descontrolou devido à não adoção das medidas de segurança necessárias, o que originou um incêndio e que consumiu uma área de mato rasteiro e pinhal de aproximadamente 0,2 hectares”.

O detido, de 63 anos, foi constituído arguido e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Vila Real.

Em 2022, o Comando Territorial de Vila Real identificou 46 suspeitos de incêndios florestais, dos quais 10 foram detidos em flagrante.

A GNR aproveita para relembrar que “as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal, advertindo que a sua realização “é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural muito elevado ou máximo, estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos”.

“Para evitar acidentes siga as regras de segurança, esteja sempre acompanhado e leve consigo o telemóvel”, aconselha.

A Guarda Nacional Republicana sublinha que, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+