Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Protesto no Algarve. Professores dormem à porta da escola

05 mar, 2023 - 20:59 • Rafael Duarte Rafael Duarte

Cerca de 200 pessoas juntaram-se numa vigília em frente à Escola E.B. 2 3 Dr. António da Costa Contreiras em Armação de Pêra onde os professores do Agrupamento de Escolas Silves Sul vão dormir em tendas até quarta-feira.

A+ / A-
DOM RAFAEL DUARTE - MANIF PROFS ALGARVE

Os professores vão dormir na rua como forma de protesto. "A nossa escola está numa situação moribunda. Está em vias de extinção porque não temos professores. Não está a sair das universidades o número suficiente de professores que garanta um ensino de qualidade", lamenta Luís de Deus, um dos organizadores.

Estão montadas 16 tendas à porta da Escola E.B. 2 3 Dr. António da Costa Contreiras, em Armação de Pêra, que vão estar sempre ocupadas por professores até quarta-feira. Os docentes vão fazer turnos de 24 horas e a mudança dá-se às 18h00. Nessa altura vários profissionais de educação vão juntar-se numa vigília.

Luís de Deus deixa o convite para que mais pais se juntem a este protesto: "Nós trabalhamos para os filhos deles. A escola não é um depósito para virem depositar os seus filhos. A escola é para aprender e isto é para os alertar que é preciso mudar".

Tal como Luís de Deus também Vasco Dantas é professor do Agrupamento de Escolas Silves Sul e está na organização do protesto. Explicou que os serviços mínimos não vão impedir esta iniciativa. "Quando acordarem de manhã alguns professores vão diretamente dar aulas. Vamos ter o apoio de outros colegas que não ficam cá a dormir, mas trazem comida e bebida".

O protesto arrancou este domingo com uma vigília que reuniu cerca de 200 pessoas. Sete Agrupamentos do Algarve marcaram presença, sendo que 18 professores ficaram a dormir nas tendas. "Queremos que os pais quando trouxerem os filhos de manhã e os próprios alunos passarem por nós fiquem todos indignados e a perguntar o que se passa aqui".

Na vigília, os professores levaram velas e colocaram-nas à frente de uma urna a dizer escola pública.
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+