Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Saída de secretário da Saúde dos Açores. Enfermeiros surpresos, médicos realçam "marca indelével"

05 mar, 2023 - 13:45 • Lusa

Ordem dos Enfermeiros espera que a nova titular da pasta "mantenha uma abertura no diálogo e no trabalho conjunto". Já Ordem dos Médicos destaca "profissionalismo" e "inexcedível dedicação à causa" de Clélio Meneses.

A+ / A-

A Ordem dos Enfermeiros nos Açores disse este domingo ter recebido "com surpresa" o pedido de demissão do secretário regional da Saúde, esperando que a nova titular pela pasta "mantenha uma abertura no diálogo e no trabalho conjunto".

O secretário regional da Saúde do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), Clélio Meneses, pediu a demissão do cargo, alegando "razões exclusivamente políticas" e "divergências insanáveis", tendo o pedido sido aceite, segundo disse o próprio à agência Lusa, no sábado, e será substituído no cargo pela vice-presidente do PSD/Açores e médica de profissão Mónica Seidi.

Questionado este domingo pela Lusa, o presidente da secção regional da Ordem dos Enfermeiros, Pedro Soares, disse que "foi com surpresa" que a ordem recebeu a informação do pedido de demissão do governante.

"Em relação à Ordem dos Enfermeiros nós não estávamos à espera. Aliás, tínhamos até há bem pouco tempo levado a cabo algum trabalho com o senhor secretário e tínhamos datas para terminar alguns destes trabalhos. Portanto, foi com surpresa que recebemos a informação", sublinhou Pedro Soares.

O presidente da secção regional da Ordem destacou que Clélio Meneses "teve sempre um comportamento exemplar para com os enfermeiros", em especial "na difícil tarefa" de "correção na carreira de enfermagem", assim como "um trabalho de proximidade na resolução de diversos problemas" do Sistema Regional de Saúde.

Além disso, e durante a pandemia de covid-19, o governante manifestou "uma entrega e uma abertura" para a resolução das problemáticas que iam surgindo diariamente, considera ainda a Ordem dos Enfermeiros nos Açores.

"E, isto deve ser digno de registo. E, obviamente ficamos um bocado surpreendidos, com a informação do pedido de demissão", vincou ainda Pedro Soares. .

Relativamente à nova titular pela pasta da Saúde nos Açores, Pedro Soares disse à Lusa que a Ordem dos Enfermeiros "tem sempre as portas abertas a quem vier por bem" pelo Sistema Regional de Saúde, pelos enfermeiros e pela população nos Açores.

"Esperamos que a nova secretária mantenha o compromisso de terminar os reposicionamentos da carreira dos enfermeiros, que está a decorrer, e que mantenha uma abertura no diálogo e no trabalho conjunto em prol da nossa classe e da nossa população açoriana", defendeu o presidente da secção regional da Ordem dos Enfermeiros.

Clélio Meneses deixa "marca indelével" na Saúde nos Açores

A Ordem dos Médicos nos Açores lamentou o pedido de demissão do secretário regional da Saúde, destacando a prestação do governante que "deixa, sem dúvidas, uma marca indelével na política da Saúde" do arquipélago açoriano.

"Ao tomarmos conhecimento, pela comunicação social, do pedido de demissão do Sr. Secretário Regional da Saúde e Desporto, Dr. Clélio Meneses, que conforme declarou "por razões exclusivamente políticas assentes em divergências insanáveis e inultrapassáveis", queremos enaltecer o desempenho com que dignificou o XIII Governo Regional dos Açores", lê-se num comunicado de imprensa da Ordem.

A Ordem dos Médicos nos Açores destaca o "profissionalismo, capacidade de diálogo e inexcedível dedicação à causa", evidenciados por Clélio Meneses, realçando, entre outras, "as negociações no difícil processo de alteração do regime de trabalho suplementar dos médicos, pacificando o sector e tranquilizando a população açoriana".

"A sua prestação como Secretário Regional deixa, sem dúvidas, uma marca indelével na política da Saúde dos Açores", lê-se também no comunicado assinado pelo presidente do Conselho Médico da Região Autónoma dos Açores, Carlos Ponte, que tomou posse recentemente.

A Ordem dos Médicos nos Açores lamenta ainda a saída de Clélio Meneses.

"Lamentando, mas compreendendo a sua decisão, agradecemos o apoio e confiança com que sempre distinguiu os médicos da região, em prol da saúde e qualidade de vida dos açorianos", vinca ainda Carlos Ponte.

[Atualizado às 15h00 de 5 de março de 2023, com reação da Ordem dos Médicos nos Açores]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+