Tempo
|
A+ / A-

Um morto e dois feridos graves em explosão na zona militar de Santa Margarida

02 mar, 2023 - 17:34 • Redação com Lusa

"Explosão inadvertida" durante operação de desativação de engenhos explosivos foi sentida a vários quilómetros de Constância. Os dois feridos graves estão "estáveis e apresentam um prognóstico favorável".

A+ / A-

Uma explosão na tarde desta quinta-feira na zona militar de Santa Margarida, no concelho de Constância (distrito de Santarém), fez um morto e cinco feridos, confirmou a Renascença junto de fonte do comando sub-regional da Proteção Civil do Médio Tejo. Destes, segundo fonte do INEM à Agência Lusa, dois encontram-se em estado grave.

Fonte do Exército adianta à Renascença que o incidente ocorreu na sequência de treino militar que decorria no campo, estando previsto que ocorresse esta tarde o rebentamento controlado de explosivos.

Em comunicado, o Exército indica que a explosão ocorreu pelas 16h40 após uma "explosão inadvertida" durante uma "operação de desativação de engenhos explosivos".

A vítima mortal era sargento-ajudante e estava localizado no quartel-general da brigada mecanizada, avança fonte do Exército. Em declarações aos jornalistas no local, o comandante dos bombeiros de Constância, Marco Gomes, indicou que a vítima tinha 47 anos.

O responsável acrescentou que estavam no local, na altura do incidente, oito militares e que se tratava de um "procedimento padrão", realizado por "especialistas na área".

Os dois feridos graves foram transportados para o Hospital de Coimbra, enquanto os três feridos ligeiros foram transportados para o Hospital de Abrantes. Em declarações, o chefe de de equipa do serviço de urgência do Hospital de Coimbra, Rui Garcia, indicou que os dois feridos graves estão estáveis e apresentam um prognóstico favorável.

Segundo o portal da Autoridade Nacional da Proteção Civil, o alerta para a explosão foi dado às 16h49. Pelas 20h00 estavam no local 23 operacionais e 10 meios terrestres. Fonte do INEM referiu à Lusa que, além de um helicóptero para a mobilização dos feridos graves, o instituto mobilizou duas viaturas médicas e sete ambulâncias afetas aos bombeiros.

Foram ainda chamados os bombeiros de Constância, com fonte do Exército a indicar ainda que a explosão foi sentida a vários quilómetros de distância.

O Exército indica em comunicado que foi aberto um processo de averiguações e que a Polícia Judiciária Militar tomou conta da ocorrência.

Marcelo e Santos Silva lamentam acidente

A Presidência da República avança que Marcelo Rebelo de Sousa já teve conhecimento "do grave acidente ocorrido, esta tarde, no campo militar de Santa Margarida". O Presidente "já falou com a ministra da Defesa Nacional e com o General Chefe do Estado-Maior do Exército, acompanhando solidariamente as vítimas desse acidente e seus familiares, enquanto decorrem as operações a cargo das entidades competentes".

Mais tarde, em declarações aos jornalistas, Marcelo avançou que irá visitar os feridos do acidente, tendo adiado a reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional, agendada para esta sexta-feira.

Já o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, lamenta o acidente ocorrido em Santa Margarida. "A minha solidariedade às respetivas famílias e ao exército português", escreveu em publicação nas redes sociais.

Em comunicado, a ministra da Defesa, Helena Carreiras, lamentou a morte, deixando as "sentidas condolências" à sua família.

"Do mesmo incidente resultaram 5 feridos, a quem a Ministra da Defesa Nacional deseja uma rápida recuperação. Aos camaradas dos militares envolvidos neste incidente endereça também uma palavra de solidariedade", refere a governante.

(notícia corrigida às 18h23 com atualização do número de feridos graves)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+