Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bares dos comboios. Funcionários reclamam integração na CP

01 mar, 2023 - 18:03 • Lusa

Trabalhadores consideram que só assim serão garantidos os 130 postos de trabalho.

A+ / A-

Os trabalhadores dos bares dos comboios Alfa Pendular e Intercidades, que têm o salário de fevereiro em atraso, reclamaram, esta quarta-feira, que a CP assuma os contratos de trabalho que atualmente têm com a concessionária Apeadeiro 2020.

Concentrados esta manhã em protesto frente ao Ministério das Infraestruturas, em Lisboa, os trabalhadores, que estão quarta-feira e quinta-feira em greve, consideram que só assim serão garantidos os 130 postos de trabalho dos funcionários dos bares dos comboios de longo curso da CP, dadas as dificuldades financeiras da Apeadeiro 2020, que há 18 meses detém a respetiva concessão.

Em declarações à agência Lusa, Francisco Figueiredo, da direção nacional da Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT), explicou que os trabalhadores "reclamam que a CP assuma o serviço [dos bares dos comboios] diretamente, a exemplo de outras ferrovias, como na Alemanha", e assegure o pagamento do salário de fevereiro em atraso.

Segundo referiu, "há 10 meses" que a Apeadeiro 2020 "paga os salários apenas mediante um pré-aviso de greve que é enviado pelos sindicatos", tendo "uma dívida de 900 mil euros a fornecedores, ao fisco e à Segurança Social", pelo que "a CP já podia, há muito tempo, ter tomado medidas no sentido de acautelar esta situação".

De acordo com Francisco Figueiredo, decorre desde as 15h30 uma reunião entre responsáveis sindicais e o secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, cujas conclusões aguarda, mas estão já marcados para sexta-feira, às 17h00, plenários dos trabalhadores em Campanhã e em Santa Apolónia, "para ver novas formas de luta".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+