Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Agricultores lamentam complexidade nas candidaturas ao plano da PAC

01 mar, 2023 - 19:26 • Lusa

Confederação de Agricultores refere que estas podem demorar três vezes mais do que em 2022.

A+ / A-

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) lamentou, esta quarta-feira, o processo de candidaturas "altamente complexo" no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

"Inicia hoje o período de receção de candidaturas ao Pedido Único 2023 às ajudas da Política Agrícola Comum [...]. Mas as boas notícias para os agricultores, principalmente para a agricultura familiar infelizmente ficam por aqui", apontou, em comunicado.

A CNA defende que o processo é "altamente complexo", exemplificando que uma candidatura com as mesmas características pode levar o triplo do tempo a ser formalizada, em comparação com 2022.

Esta confederação notou que, perante a "pressa para entregar o PEPAC em Bruxelas", verificaram-se medidas desajustadas, regras de difícil aplicação e desarticulação entre os ministérios, o "que levou a que as portarias necessárias para a aplicação do PEPAC apenas tivessem sido publicadas dois dias antes do período de submissão de candidaturas".

Assim, a CNA reiterou que os agricultores não devem ser penalizados por possíveis incumprimentos nas novas medidas, exigindo ainda a abertura de um processo de alteração ao PEPAC.

A ministra da Agricultura prometeu, na terça-feira, que o regime de candidaturas ao Pedido Único (PU) será "muito simplificado", tal como, "mais tarde", outras candidaturas a investimentos agrícola, que serão aprovadas "em 60 dias".

O objetivo é que este regime seja "muito simplificado. Simplificado para o agricultor, simplificado para a administração local e central", prometeu a governante.

Maria do Céu Antunes falava aos jornalistas à margem de uma visita à Unidade Agroalimentar de Produção de Carne de Suínos da Maporal, S.A., situada na zona industrial daquela cidade alentejana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+