Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve da CP suprimiu 143 comboios até às 8 horas

27 fev, 2023 - 07:02 • Olímpia Mairos , com Lusa

Devido à greve dos trabalhadores, CP alerta para "fortes perturbações" até 2 de março. Em causa está o "impasse" nas negociações salariais com a administração da IP e da CP.

A+ / A-

A CP suprimiu mais de metade das ligações ferroviárias previstas até às 8 da manhã.

Devido à greve dos trabalhadores, que irá prolongar-se até quinta-feira, foram canceladas 57% das ligações, sendo que o impacto se faz sentir sobretudo no longo curso e nos urbanos de Lisboa.

De acordo com um balanço enviado pela CP à Renascença, dos 249 comboios programados entre as 00h00 e as 8h00, foram realizados 106 e suprimidos 143.

Segundo a CP - Comboios de Portugal, estavam programados 72 comboios regionais e inter-regionais, tendo sido suprimidos 39 e realizados 33.

Já quanto aos urbanos de Lisboa, estavam previstos 113, foram suprimidos 74 e efetuados 39.

Nos urbanos do Porto, estavam programados 52 comboios, foram realizados 29 e suprimidos 23.

No que toca aos comboios de longo curso, estavam previstos 12, foram suprimidos sete e realizados cinco.

Os trabalhadores da CP deram início, esta segunda-feira, a mais greves, com a transportadora a alertar para "fortes perturbações" até 2 de março, num protesto pelo impasse nas negociações salariais que também envolve a Infraestruturas de Portugal (IP).

CP alerta para "fortes perturbações até 2 de março

A CP alertou na sexta-feira para "fortes perturbações" na circulação dos comboios entre as 00h00 de 27 de fevereiro e as 23h59 de 2 de março, devido a greve, havendo serviços mínimos decretados para dois daqueles dias.

Na origem do comunicado da CP - Comboio de Portugal está a greve convocada pelos Sindicatos SINFA, ASCEF, ASSIFECO, FENTCOP, SINFB, SIOFA, STF, STMEFE, SINAFE para os dias 27 de fevereiro e 1 de março e pelo SNTSF para os dias 28 de fevereiro e 2 de março.

Por este motivo, a empresa alerta que "ocorrerão fortes perturbações na circulação de comboios, a nível nacional, no período entre as 00h00 do dia 27 e as 23h59 do dia 2 de março de 2023", adiantado que foram decretados serviços mínimos para os dias 27 de fevereiro e 1 de março de 2023.

Os clientes que já tenham comprado bilhetes para o Alfa Pendular, Intercidades, bem como para os serviços Internacional, InterRegional e Regional, podem pedir o reembolso "no valor total do bilhete adquirido ou a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe".

A mesma informação da CP adianta ainda que o reembolso pode ser pedido nas bilheteiras ou através do site cp.pt, através do preenchimento de um formulário "online", com o envio da digitalização do original do bilhete, bem como indicação do nome, morada, IBAN e NIF, até dez dias após terminada a greve.

Os bilhetes podem ser revalidados gratuitamente nas bilheteiras ou em myCP, caso tenham sido comprados "online" ou através da aplicação da CP, até aos 30 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do cliente.

No dia 15 de fevereiro, o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap) e o Sindicato Nacional dos Ferroviários do Movimento e Afins (Sinafe) anunciaram uma greve na CP para os dias 27 de fevereiro e 1 de março.

Em comunicado, referiam que os trabalhadores da CP vão fazer greve à prestação de "todo e qualquer trabalho nos seguintes termos", nos dias 27 de fevereiro e 1 de março, "durante todo o seu período de trabalho".

Um dia antes, aqueles sindicatos tinham anunciado uma greve na Infraestruturas de Portugal (IP) para os dias 28 de fevereiro e 2 de março.

Em causa está o "impasse" nas negociações salariais com a administração da IP e da CP, afirmam os sindicatos em comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+