Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Grândola

Aluno agredido em escola. Mãe apresenta queixa e escola instaura processo disciplinar

27 fev, 2023 - 15:52 • Lusa

Adolescente de 14 anos terá sido agredido e alvo de insultos racistas, dentro do recinto escolar. O alegado agressor é outro aluno da escola, de 13 anos.

A+ / A-

A mãe de um aluno alegadamente agredido por outro estudante numa escola em Grândola disse esta segunda-feira que vai apresentar uma queixa em tribunal, enquanto o Ministério da Educação vai instaurar um procedimento disciplinar ao caso.

Esta "não é a primeira vez" que o filho é vítima de agressões e insultos no interior da Escola Básica (EB) 2,3 de Grândola (Setúbal), no qual é aluno, argumentou hoje à agência Lusa a progenitora, Miriam Duval.

"Vou levar [este caso] para o tribunal e, enquanto respirar, quero justiça. Não pelo meu filho, mas por tantos outros que têm sofrido e as mães se têm calado", frisou.

Contactado hoje pela Lusa, o Ministério da Educação revelou, através de correio eletrónico, que, "da averiguação preliminar já existente, será instaurado procedimento disciplinar".

Além disso, foi efetuada comunicação da ocorrência ao destacamento da GNR, à Procuradora do Ministério Público e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Grândola.

Miriam Duval relatou que a alegada agressão aconteceu no recreio da escola, na passada quinta-feira, quando o filho, de 14 anos, "estava a brincar com amigos da sala, em cima de uma árvore, no intervalo" das aulas.

Nessa altura, continuou, surgiu o alegado agressor "que começou a chamá-lo de macaco, de preto" e a proferir outros insultos.

Quando o filho de Miriam tentou abandonar o local, "a criança feriu-o com um golpe "mata-leão", jogou-o ao chão" e terá desferido "pontapés e socos", enquanto fazia ameaças de "que ele ia morrer", relatou a mãe da alegada vítima.

"Entretanto, o meu filho foi ajudado por um amigo e conseguiu ligar-me do telefone dele, porque a escola não deu assistência", argumentou a progenitora.

Quando chegou ao local, alegou hoje Miriam Duval, não foi autorizada a entrar no recinto escolar, mas foi informada de que responsáveis da EB 2,3 D. Jorge de Lencastre tinham pedido para a vítima "fazer uma ocorrência contra" o alegado agressor, "um aluno de 13 anos" da mesma escola.

"A escola disse que eu tinha de levar o Miguel para o hospital porque não podiam acionar o seguro escolar por ser um caso de agressão", acrescentou, indicando ainda que lhe foi dito que a escola iria fazer queixa junto dos militares "da Escola Segura" da GNR "e depois para a CPCJ" de Grândola.

O menino, levado pela própria mãe até ao Serviço de Urgência Básica de Alcácer do Sal, queixava-se "de muitas dores", mas teve alta horas depois de ter realizado alguns exames que confirmaram "uma luxação" no pescoço, contou.

Na sexta-feira, ao final do dia, a edição "online" do Jornal de Notícias (JN) noticiou este caso, escrevendo que o rapaz, de ascendência brasileira e nacionalidade portuguesa, foi "violentamente" atacado e alvo de insultos racistas por outro aluno.

Também na sexta-feira, disse hoje à Lusa Miriam Duval, foi ao posto da GNR local para saber "qual o procedimento que deveria adotar" e foi aconselhada a "ir à escola", uma vez que a agressão tinha acontecido "no interior" do estabelecimento de ensino.

Aí, um elemento da direção da escola tê-la-á informado de que iriam "apurar os factos" junto do diretor de turma e da vítima e a GNR, depois de ter sido chamada à escola, também a contactou para ouvir a sua versão, relatou.

O jovem agredido ficou em casa na sexta-feira e regressou hoje à escola, "muito chateado e triste com a situação", lamentou a mãe.

Esta manhã, a agência Lusa dirigiu-se ao estabelecimento de ensino que é sede do Agrupamento de Escolas de Grândola, mas a diretora estava indisponível para prestar declarações.

Segundo o Ministério da Educação, "o aluno agredido e o encarregado de educação foram ouvidos no próprio dia pelo Grupo de Integração ao Aluno do Agrupamento de Escolas" e, já na manhã de hoje, foram "recebidos pelo subdiretor" deste agrupamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+