Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sócrates apresenta queixa contra Ministério Público e Caixa Geral de Depósitos

24 fev, 2023 - 12:33 • Redação

Em causa está uma notícia avançada por uma estação de televisão sobre um contrato de trabalho do antigo primeiro-ministro com uma empresa internacional.

A+ / A-

O antogo primeiro-ministro e líder socialista José Sócrates apresenta queixa contra o Ministério Público e contra a Caixa Geral de Depósitos.

A informação consta de uma carta enviada à Procuradoria-Geral da República, na qual Sócrates contesta a divulgação, na estação de televisão SIC, de uma investigação sobre o contrato de trabalho do antigo líder socialista com uma empresa internacional.

"Esta carta deve ser considerada como uma denúncia. Denúncia contra desconhecidos que, no Ministério Público, divulgaram junto do jornalista o meu contrato e a notícia de uma investigação", lê-se na missiva.

José Sócrates considera que "pouco importa que não haja suspeita, pouco importa que não haja fundamento, pouco importa que não haja motivo. A razão de investigação sou eu – trata-se de perseguir um alvo, não de investigar um crime".

"Quem tem o menor respeito pelo Estado de Direito condena esta violência e esta covardia. Os vossos métodos, Senhora Procuradora, são repugnantes", acrescenta.

No que diz respeito à Caixa Geral de Depósitos, Sócrates apresenta "queixa formal contra os responsáveis do banco Caixa Geral de Depósitos por denúncia caluniosa".

"Dei conhecimento ao banco de todas as informações sobre o contrato e já não sou 'pessoa a politicamente exposta' pela razão que é fácil de compreender - deixei de exercer funções publicas há cerca de doze anos. Assim sendo, tenho todas as razões para suspeitar que a atuação do banco foi politicamente motivada", argumenta o antigo governante.

Segundo a SIC, o antigo primeiro-ministro voltou a ser investigado pelo Ministério Público já depois de ser acusado no âmbito da ‘Operação Marquês’. Na origem das investigações estiveram alegadas transferências avultadas que terá recebido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+