Tempo
|
A+ / A-

Professores. Fenprof admite greve às avaliações no segundo período

23 fev, 2023 - 21:02 • Fátima Casanova , com redação

Sindicatos de professores e Ministério da Educação sem acordo. Líder da Fenprof apela à mobilização para a greve da próxima semana e critica os serviços mínimos, tal como estão definidos.

A+ / A-

Terminou esta quinta-feira sem acordo mais uma ronda negocial entre sindicatos de professores e o Ministério da Educação.

A plataforma sindical liderada pela Federação Nacional de Professores (Fenprof) quer ouvir os professores. Está a realizar um inquérito para saber o que docentes estão disponíveis a fazer. Entre as hipóteses está uma greve às avaliações do segundo período.

"A greve às avaliações é uma das hipóteses, vai ser uma decisão dos professores. Está na lista, mas se os colegas não optarem por ai´, não optam por aí. Nós sabemos que as avaliações do terceiro período têm limitações, por causa dos serviços mínimos, as do segundo período não têm", afirmou Mário Nogueira, da Fenprof.

Mário Nogueira falava aos jornalistas no final da última reunião do processo negocial com o Ministério da Educação sobre a revisão do regime de recrutamento e mobilidade de pessoal docente que, após cinco meses, terminou sem acordo.

Apesar de admitir alguns avanços face às propostas iniciais da tutela, o secretário-geral da Fenprof, disse que não houve uma aproximação às preocupações dos docentes naquelas que consideram as "questões mais graúdas".

Ainda assim, as organizações vão aguardar o diploma final do Ministério da Educação, que deverá ser enviado até quarta-feira, para decidirem, até quinta-feira, se pedem ou não a negociação suplementar.

Entre as questões que continuam por resolver, Mário Nogueira refere as ultrapassagens na vinculação, alertando a proposta da tutela deixa de fora quase cinco mil docentes que no final do ano passado tinham contratos ativos e, pelo menos, três anos de serviço.

O líder da Fenprof apelou à mobilização para a greve da próxima semana e criticou os serviços mínimos, tal como estão definidos.

"Os serviços mínimos estão a ser uma vergonha. Algumas escolas estão a impedir professores de irem a consultas médicas porque estão na lista de serviços mínimos", declarou Mário Nogueira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+