Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dia Europeu das Vítimas de Crime

PSP registou mais de dois milhões de denúncias criminais nos últimos 10 anos

22 fev, 2023 - 04:13 • Lusa

No Dia Europeu das Vítimas de Crime, a PSP destaca a importância de apresentação de queixas às autoridades para prevenção de ocorrência de novos crimes.

A+ / A-

A PSP registou mais de dois milhões de denúncias de crimes nos últimos 10 anos, indicou esta quarta-feira aquela polícia, apelando para a importância de apresentação de queixas às autoridades para prevenção de ocorrência de novos crimes.

No Dia Europeu das Vítimas de Crime, que se assinala esta quarta-feira, a Polícia de Segurança Pública avança que, nos últimos 10 anos, na sua área de responsabilidade (regiões urbanas) registou um total de 2.109.590 denúncias criminais, uma média anual de 175.799 queixas.

A PSP refere que esta data, que se assinala desde 1990, tem como objetivo sensibilizar a população para “a necessidade de proteção e salvaguarda dos direitos das vítimas de crime e dar a conhecer os mecanismos de reporte e denúncia disponíveis”, caso sejam vítimas de crime, o tenham presenciado ou tenham conhecimento de alguma informação.

Aquela polícia salienta que tem “uma especial preocupação com a temática da denúncia de crimes, tanto por parte das vítimas como de potenciais testemunhas”, disponibilizado em todo o país mais de duas centenas de locais para apresentação de queixas nas esquadras, 16 espaços de atendimento a vítimas de violência doméstica, seis postos policiais localizados nos hospitais de referência e três esquadras de turismo.

A PSP indica que nestes locais têm “permanentemente polícias disponíveis para informar os cidadãos e proceder ao registo formal de denúncias para subsequente comunicação às autoridades judiciárias”.

Além do atendimento presencial, a PSP refere que é também possível apresentar queixa através de correio eletrónico específico para crimes de violência doméstica (violenciadomestica@psp.pt) e para crimes contra animais (defesanimal@psp.pt).

Aquela força de segurança sublinha igualmente que a apresentação de uma denúncia de um crime às autoridades "constitui uma componente fundamental da estratégia de prevenção", tendo em conta que essa informação "é considerada na prevenção da ocorrência de novos crimes, e simultaneamente apoia a investigação criminal".

A PSP relembra ainda que existe também o número de emergência 112 para reportar crimes que estão a decorrer ou que acabaram de acontecer, tendo recebido no ano passado 76.176 chamadas sobre criminalidade.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+