Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Camionistas portugueses multados. Centenas terão cartões de condutor inválidos

22 fev, 2023 - 12:31 • Ana Fernandes Silva com redação

É o que adianta à Renascença Paulo Paiva, representante jurídico de empresas de camionagem. IMT anuncia plano para resolver “anomalias técnicas”.

A+ / A-

Serão centenas os camionistas portugueses com cartões de condutor inválidos.

Depois da notícia avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Notícias, a dar conta da apreensão dos documentos de cinco motoristas de pesados portugueses em Itália, a Renascença confirmou junto de um representante jurídico de empresas de camionagem que serão muitos mais os casos como esses.

"Uma grande maioria dos cartões novos, que foram emitidos agora no último ano, não tem esse código e21, nenhum cartão dispõe dessa homologação", explica Paulo Paiva, confirmando a falha na impressão dos cartões de tacógrafo.

De acordo com a edição de hoje do JN, cinco motoristas portugueses foram autuados em Itália pelas autoridades locais por terem cartões de condutor emitidos pelo Estado português que são inválidos.

Os documentos, que permitem registar os tempos de descanso e de trabalho dos condutores nos tacógrafos, foram apreendidos por não possuírem a "marca de homologação" que é obrigatória em todo o território da União Europeia (UE) desde 2014.

Esta quarta-feira, dia 22, o IMT fez chegar à Renascença um comunicado datado de 20 de fevereiro no qual diz ter tomado conhecimento da "aplicação de contraordenações, e apreensão de documentos a cinco motoristas com cartão tacográfico do condutor emitidos em Portugal, na região italiana de Trento, no âmbito da verificação de cartões tacográficos do condutor de segunda geração".

No mesmo comunicado, o IMT indica que estes documentos são "produzidos e personalizados pela Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) e tinham em falha a marca de homologação (e21), prevista no artigo 14.º e no Anexo II do Regulamento (UE) 165/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 4 de fevereiro de 2014".

"Entretanto, o IMT já acautelou a impressão das segundas vias dos documentos apreendidos, sem qualquer custo para os respetivos titulares", é adiantado pelo instituto, que diz estar em "estreita articulação com os agentes do setor, incluindo sindicatos e associações empresariais, assim como têm sido desenvolvidas as diligências necessárias junto das autoridades europeias e, em especial, italianas, para mitigar as ocorrências", refere o comunicado.

IMT anuncia plano para resolver “anomalias técnicas”

No segundo comunicado divulgado ao início da noite, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes anunciou um plano para resolver “anomalias técnicas” na certificação dos cartões tacográficos dos condutores de pesados.

O plano de ação agora anunciado “passa por, numa primeira fase, concluir o processo de homologação”, da responsabilidade da Imprensa Nacional da Casa da Moeda.

Num segundo momento, haverá lugar à “atualização dos cartões tacográficos, sem custos para o titular, num procedimento logístico que será articulado e definido em conjunto com os sindicatos e associações empresariais do setor”, explica o IMT.

O plano de ação será comunicado em primeira instância à Comissão Europeia, “de forma a minimizar o risco de ocorrências semelhantes às verificadas no norte de Itália”, adianta o Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

[notícia atualizada às 22h50]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Baptista
    10 mar, 2023 Santiago do Cacém 10:42
    Centenas??? Milhares!!! Ou, até arrisco a dizer, Dezenas de Milhares!!!
  • Armindo sousa
    26 fev, 2023 Terras de bouro 12:38
    Somos a vergonha da europa .... eu estou a espera da minha carta de conduçao desde outubro... só me deram uma guia que nao serve fora de portugal .... ja foi despedido por falta de carte de conduçao... e o imt nao quer saber de nada .... agora quero ver quem paga asxminhas contas renda de casa e quem vai dar de comer os meus filhos.... até tenho vergonha de ser português....😡😡😡😡😡
  • Cristiano gomes
    26 fev, 2023 Kerpen alemanha 02:11
    Boa dia. Isto é tudo vergonhoso... então o imt não vereficou a anomalia dos cartões a quando o envio dos mesmos para os motoristas??? Não são profissionais no que fazem???? Isto é o pais do vale tudo??? Entao e agora quem paga o prejuízo dos motoristas??? As multas?? Os dias sem trabalhar??? Aínda não ouvi o imt falar sobre esta parte do problema.... isto é tudo uma grande palhaçada, é como o estado do país governado por ladrões corruptos e vigaristas eos resultados estão a vista!!! E quem paga é sempre o mesmo.... mais do mesmo.... enfim... por tudo isto e muito mais seremos sempre um país de terceiro mundo
  • Agostinho Macedo
    25 fev, 2023 Oeiras 12:22
    Mais uma demonstração da incompetência e falta de qualidade dos serviços do Estado. Quem vai pagar o prejuízo!?
  • Laurentino Fernando
    24 fev, 2023 Porto 18:35
    O meu cartao tambem nao tem essa homolegacao.
  • Bras de Jesus Pinto
    24 fev, 2023 Torre de D.Chama 07:33
    Ja agora levame a perguntar,se a erro nos cartões que vai suportar as multas,mais uma pergunta,na França pode-se cartegar 40T na Espanha 42T em Portugal 40T que tipo de união europeia é esta. Cumprimentos Brás
  • Valter Manuel da pal
    23 fev, 2023 Vila real de santo António 21:14
    Deveriam mostrar um cartão válido e um invalido, para que as pessoas soubesem se teem de mandar fazer o novo ou não
  • Faia
    23 fev, 2023 Santarém 11:01
    Em Espanha esta a acontecer a mesma apresentação
  • Adriano
    23 fev, 2023 Almada 10:20
    O problema para substituir o a cartão vai ser resolvido e a multa os coitados dos motorista inocentes como é que vai ficar a triste situação deles
  • Antonio Cerqueira
    23 fev, 2023 Lisboa 07:22
    Agora foi o cartão, amanhã vai ser a carta também não tem código do país !mas o mais triste disto tudo é a incompetência que se vê, Portugal nó seu melhor !!

Destaques V+