Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Camionistas multados. IMT anuncia plano para resolver "anomalias técnicas" nos cartões tacográficos

22 fev, 2023 - 21:51 • Ricardo Vieira

O IMT tem conhecimento da aplicação de contraordenações e apreensão de documentos a cinco motoristas portugueses na região italiana de Trento.

A+ / A-

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) anunciou esta quarta-feira um plano para resolver “anomalias técnicas” na certificação dos cartões tacográficos dos condutores de pesados. A medida é conhecida após motoristas portugueses terem ser multados em Itália.

“O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e a Imprensa Nacional da Casa da Moeda (INCM) definiram esta tarde um plano de ação conjunto para mitigar as anomalias técnicas já identificadas na certificação dos cartões tacográficos de 2.ª geração emitidos em Portugal”, avança o IMT em comunicado enviado à Renascença.

Até ao momento, o IMT tem conhecimento da aplicação de contraordenações, e apreensão de documentos, a cinco motoristas portugueses na região italiana de Trento, na primeira quinzena de fevereiro.

O plano de ação agora anunciado “passa por, numa primeira fase, concluir o processo de homologação”, da responsabilidade da Imprensa Nacional da Casa da Moeda.

Num segundo momento, haverá lugar à “atualização dos cartões tacográficos, sem custos para o titular, num procedimento logístico que será articulado e definido em conjunto com os sindicatos e associações empresariais do setor”, explica o IMT.

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes adianta que tem estado em contacto com os agentes do setor, “desde o primeiro momento, e continua disponível para prestar todos os esclarecimentos, tal como a INCM”.

O plano de ação será comunicado em primeira instância à Comissão Europeia, “de forma a minimizar o risco de ocorrências semelhantes às verificadas no norte de Itália”, conclui o IMT.

Serão centenas os camionistas portugueses com cartões de condutor inválidos. Depois da notícia avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Notícias, a dar conta da apreensão dos documentos de cinco motoristas de pesados portugueses em Itália, a Renascença confirmou junto de um representante jurídico de empresas de camionagem que serão muitos mais os casos como esses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis M. G. Costa
    26 fev, 2023 Braga 13:36
    Não será centenas como dizem, creo que será melhor dizer uns 80% dos cartões de conductores. Tanto o meu atual cartão, como o já caducado, não estão en conformidade con a lei. De 16 colegas de trabalho, que estábamos a cargar os veiculos para sairmos de viagem, si un cartão estaba en conformidade.
  • Jose gomes
    23 fev, 2023 Monção 14:24
    Centenas digamos milhares. Uma grande parte dos Motorista portugueses trabalhas com camiões de matrícula estrangeira por isso esses não são parados como eu. Ando numa empresa espanhola.

Destaques V+