Tempo
|
A+ / A-

Velório de João Salgueiro realiza-se na terça-feira

20 fev, 2023 - 12:37 • Lusa

Antigo ministro e banqueiro morreu na sexta-feira, aos 88 anos.

A+ / A-

O velório do ex-ministro João Salgueiro, que morreu na sexta-feira aos 88 anos, decorre na terça-feira na Basílica da Estrela, Lisboa, e o funeral é na quarta-feira, divulgou hoje a Servilusa.

A agência funerária informa que "o féretro de (...) João Salgueiro (ex-ministro das Finanças e ex-presidente da CGD) estará nas Capelas Exequiais da Basílica da Estrela na terça-feira, dia 21 de fevereiro, a partir das 17h30", refere a Servilusa, numa nota enviada.

No dia seguinte, 22 de fevereiro, pelas 15h15, "terão início as exéquias, seguindo o cortejo para o cemitério do Alto de São João".

O antigo ministro João Salgueiro morreu na sexta-feira, aos 88 anos, anunciou a Presidência da República.

João Salgueiro foi condecorado em dezembro de 2021 pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique, no encerramento do 5.º Congresso da Sedes - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social.

O economista foi fundador e mais tarde presidente da Sedes, constituída em 1970, para a qual Marcelo Rebelo de Sousa entrou pouco depois.

Licenciado em Economia, João Salgueiro foi subsecretário de Estado do Planeamento antes do 25 de Abril de 1974, entre 1969 e 1971, e depois ministro de Estado e das Finanças e do Plano, entre 1981 e 1983.

Foi também deputado eleito pelo PSD, vice-governador do Banco de Portugal, presidente do Banco de Fomento Exterior, administrador da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e vice-presidente do Conselho Económico e Social.

Em 1985, defrontou Cavaco Silva na corrida à liderança do PSD e perdeu por uma diferença de 57 votos.

Na sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa salientou que Portugal perdeu "um dos seus mais brilhantes economistas da segunda metade do século XX".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+