Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal disponível para voltar a ajudar a Turquia

18 fev, 2023 - 18:04 • Ana Catarina André

Forte sismo já fez mais de 40 mil mortos e milhares de feridos só na Turquia.

A+ / A-
Chegada da Força Operacional Conjunta (FOCON) enviada para a Turquia. Foto: Ana Catarina André/RR
Chegada da Força Operacional Conjunta (FOCON) enviada para a Turquia. Foto: Ana Catarina André/RR

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, diz que se for necessário Portugal está disponível para voltar a enviar ajuda para a Turquia.

À chegada dos 52 operacionais enviados para a missão de resgate das vítimas do sismo que atingiu a Turquia e a Síria, a 6 de fevereiro, José Luís Carneiro deixou palavras de agradecimento e sublinhou a disponibilidade do país para voltar a ajudar.

“Queríamos dizer que, se porventura se entender como necessário ou renovar uma nova equipa, naturalmente que Portugal estará disponível. Já o transmiti à sua embaixadora que se o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o Centro Coordenador de Resposta de Emergência. assim o entender, Portugal será disponível para remobilizar uma força de apoio para a busca e salvamento e, se necessário, for para a própria reconstrução”, disse.

O comandante José Guilherme, que liderou a Força Operacional Conjunta, descreveu, emocionado, o resgate de Baran de 10 anos, e relatou a recuperação do país.

"A cidade de Antakya está completamente evacuada. Não há ninguém a residir em qualquer edifício, em qualquer casa. Foi uma ordem das autoridades locais. Aquele país conseguiu e está a conseguir em tempo recorde montar campo de desalojados, saneamento. À nossa saída, já havia água, luz em alguns sítios, rede de telemóvel."

O sismo já fez mais de 40 mil mortos e 13 milhões de desalojados, só na Turquia, e cerca de quatro mil na Síria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+