Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Algarve

Comunidade escolar junta-se num cordão humano em Lagoa

16 fev, 2023 - 15:27 • Rafael Duarte

Professores, assistentes operacionais, pais e alunos fizeram-se ouvir num cordão humano que juntou cerca de 100 pessoas na Estrada Nacional 125.

A+ / A-

Com o cair do dia acendem as velas que simbolizam a esperança. "A luz e a esperança que ainda temos que alguma coisa se faça pela escola pública porque nós só estamos aqui pelo futuro."

Sofia Pereira é professora em Lagoa e foi uma das cerca de 100 vozes que se fizeram ouvir. Mesmo com os serviços mínimos, ao final do dia os professores pegaram nos cartazes para continuarem a luta.

Cansados, mas sem intenção de parar, como nos contou David da Graça, docente em Portimão: "Há cansaço como é óbvio, mas, neste momento, depois de nos tirarem este direito constitucional esta é uma das formas de continuarmos a lutar e continuarmos visíveis para a comunidade".

Professores e assistentes operacionais juntaram-se num cordão humano na rotunda da Estrada Nacional 125 em Lagoa, junto ao Terminal Rodoviário, pelas 18h00, e quem por lá passava de carro apitava a mostrar o seu apoio. Na manifestação estavam também pais e alunos.

"Se todos os pais se juntassem aos professores o Governo já tinha tomado uma decisão". O apelo de Sérgio Aleixo que não estava sozinho, tendo levado consigo a filha que está no 5º ano. "Os professores querem uma melhor educação para nós e nós temos que os apoiar se não daqui a uns anos não há educação", lamenta Maria Aleixo.

Os assistentes operacionais também não faltaram à chamada. "Não é justo eu ter colegas com 30 anos de casa a ganhar exatamente o mesmo ordenado que eu quando foram elas que tomaram conta de mim quando lá estudei", afirma Vera Bernardo, assistente operacional na Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira, em Lagoa.

Vindos de Lagoa, Portimão e Albufeira, a comunidade escolar continua em luta e promete não parar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+