Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CGTP marca manifestação nacional em Lisboa para 18 de março

17 fev, 2023 - 19:27 • Lusa

A intersindical exige o aumento dos salários e pensões "no imediato" de pelo menos 10% ou de 100 euros no mínimo para todos os trabalhadores, bem como a fixação de limites máximos nos preços dos bens e serviços essenciais e a taxação extraordinária "sobre os lucros colossais das grandes empresas".

A+ / A-

A CGTP anunciou hoje uma manifestação nacional em Lisboa, a realizar no dia 18 de março, para reivindicar o aumento geral dos salários e das pensões e em protesto contra a subida do custo de vida.

A decisão foi tomada na reunião do Conselho Nacional da intersindical, onde os sindicalistas aprovaram a intensificação da luta "pelas respostas imediatas ao agravamento da situação por via do brutal aumento do custo de vida", segundo um comunicado da CGTP.

A intersindical exige o aumento dos salários e pensões "no imediato" de pelo menos 10% ou de 100 euros no mínimo para todos os trabalhadores, bem como a fixação de limites máximos nos preços dos bens e serviços essenciais e a taxação extraordinária "sobre os lucros colossais das grandes empresas". .

A manifestação nacional de 18 de março terá como base o conjunto de reivindicações da CGTP, com o lema "Todos a Lisboa! Aumento geral dos salários e pensões -- emergência nacional!". .

Entre as principais reivindicações estão ainda a valorização das carreiras e profissões, a fixação de 850 euros para o Salário Mínimo Nacional, com referência a janeiro de 2023, horário semanal de 35 horas para todos os trabalhadores e a revogação "das normas gravosas da legislação laboral".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+