Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há mais pedidos de ajuda das famílias onde há casos de cancro pediátrico

15 fev, 2023 - 10:50 • Ana Fernandes Silva

Acreditar defende aumento da baixa para acompanhamento do filho com cancro para 100%.

A+ / A-

Esta quarta-feira assinala-se o Dia Internacional da Criança com Cancro e a Associação Acreditar, que presta apoio a famílias, diz haver um aumento de pedidos de auxílio.

"Há cada vez mais pedidos e os valores são maiores, inclusive o apoio alimentar", revela a diretora-geral da associação Margarida Cruz, em entrevista à Renascença.

"Estamos preocupados porque vemos que as famílias estão a sofrer mais dificuldades", relata.

Neste sentido, a Associação Acreditar defende que a baixa para acompanhamento do filho com cancro paga a 100% seria a solução ideal e, por isso, pretende "sensibilizar os decisores políticos para que, pelo menos, estes pais tenham comparticipações na ordem dos 100%", para que possam fazer face às dificuldades agravadas com o agravamento da inflação.

Os tratamentos de oncologia pediátrica em Portugal são realizados nos grandes centros urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra, o que obriga as famílias a deslocarem-se e a gastarem verbas muito elevadas que, muitas vezes, não têm. Margarida Cruz explica que "há um acréscimo de despesas que acresce às dificuldades normais que têm as pessoas na sociedade portuguesa".

Quem viveu estas difuldades conta na primeira pessoa à Renascença as complicações que enfrentou para conseguir obter os tratamentos necessários.

A família de Marisol Gouveia, em 2020, teve de deixar durante meses a casa na Madeira por causa da doença rara do filho. O transplante de medula só podia ser feito em Lisboa, para onde tiverem de se mudar os quatro elementos da família. "Na altura, a nossa outra filha tinha quatro meses".

Se não fosse a ajuda da Associação Acreditar, relembra Marisol, não tinham conseguido fazer os tratamentos do filho. "Felizmente tivemos essa hipótese porque, se não fosse isso, penso que tinha sido muito mais complicado, porque, entretanto, surgiu a pandemia e tivemos de ficar os quatro a viver em Lisboa".

"Eu já não trabalhava há muito tempo, desde que o meu filho nasceu, por causa do problema de saúde dele. O pai deixou de trabalhar para irmos para Lisboa", conta.

Atualmente, o filho de Marisol continua a ser acompanhado, após o transplante.

"A Acreditar continua a receber-nos e isso é muito importante. Nós continuamos dentro daquele sistema, dentro daquele ambiente e, para as próprias crianças, é voltar à base. Ninguém imagina a importância que esta casa tem", realça.

Em Portugal, há cerca de 400 novos diagnósticos por ano de cancro pediátrico. Continua a ser esta a causa de morte por doença mais frequente em crianças e adolescentes.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+