Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve na CP suprimiu 60 comboios até às 8h00 esta terça-feira

14 fev, 2023 - 10:00 • Pedro Valente Lima com Lusa

Serviços regionais e inter-regionais foram os mais afetados, perfazendo 38,9% das supressões registadas até às 8h00.

A+ / A-

A greve dos maquinistas da CP motivou a supressão de 60 comboios entre a meia-noite e as 8h00 desta terça-feira.

De acordo com os dados enviados à Renascença, cerca de um quarto (23,8%) das viagens programadas não se realizaram. Em 252 comboios planeados, efetuaram-se 192 viagens.

Grande parte das supressões - 28 comboios (38,9%) - verificaram-se nos serviços regionais e inter-regionais. Nos Urbanos de Lisboa, registaram-se 24 viagens por realizar (20,9%), enquanto nos Urbanos do Porto houve oito comboios suprimidos (15,1%).

Até às 8h00 desta terça-feira, todas as viagens de longo curso programadas foram efetuadas.

A greve dos maquinistas da CP - Comboios de Portugal - já se prolonga desde 8 de fevereiro. A paralisação, convocada pelo Sindicato de Maquinistas, deve estender-se até 21 de fevereiro e não prevê serviços mínimos.

O anúncio da greve dos trabalhadores da CP e da IP, devido à falta de resposta às propostas de valorização salarial, foi feito a 25 de janeiro pela Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans).

Em causa está a falta de resposta das duas empresas às propostas de valorização salarial. Para os sindicatos, as propostas entregues "ficam muito aquém" dos valores necessários para que seja reposto o poder de compra dos trabalhadores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+