Tempo
|
A+ / A-

EMEL

Referendo em Benfica. Mais de três mil eleitores já votaram

12 fev, 2023 - 14:12 • Isabel Pacheco

Presidente da junta garante que vai respeitar a decisão que sair do escrutínio.

A+ / A-

Mais de três mil pessoas já votaram este domingo em Benfica num referendo para decidir se querem estacionamento da EMEL na freguesia.

Os números foram avançados à Renascença por Ricardo Marques, autarca local, que fala de uma adesão ao referendo "dentro das expectativas", "muito alinhado com aquilo que é a participação, por exemplo, em eleições europeias".

As urnas já contam mais de três mil votos e o Presidente da Junta de Freguesia de Benfica acredita que, até às 19h00, se contem mais de sete mil eleitores.
Este é o primeiro referendo na cidade de Lisboa. Em causa está a implementação ou não de estacionamento pago na freguesia de Benfica. O autarca garante que vai respeitar a decisão que sair do referendo, independentemente da afluência às urnas: "Dois [votos] era suficiente".
"Desde a primeira hora que deixei claro: o parecer é meu.Para ele ser vinculativo, teria ser que os '50%+1', mas eu desde a primeira hora deixei claro que respeitarei a vontade dos nossos cidadãos que quiserem participar. Irei emitir o parecer com base naquele que for o resultado deste referendo."

Ricardo Marques acredita também que a opção tomada por um referendo em Benfica pode servir de exemplo ao país, sobre temas em que a classe governante deve "ter a humildade de os devolver aos cidadãos".

"Só assim é que vamos credibilizar a ação política. Eu diria que contrariamos a tendência, pelo menos dos últimos tempos, daquilo que é a classe política nas decisões. Eu acho que, de vez em quando, não nos caem parentes nenhuns na lama de termos esta humildade de devolver a voz aos cidadãos, em temas que são difíceis e que dizem à comunidade."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+