Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quase 80% de votantes no referendo em Benfica contra alargamento de estacionamento pago

12 fev, 2023 - 22:13 • Lusa

Votaram quase dez mil dos 32.000 eleitores recenseados, levando a uma taxa de abstenção de 70%.

A+ / A-

Cerca de 80% dos 9.476 eleitores que votaram este domingo em referendo em Benfica recusaram o alargamento do estacionamento pago nesta freguesia lisboeta, revelou o presidente da junta, Ricardo Marques, à agência Lusa.

"Concorda que a Junta de Freguesia de Benfica emita um parecer favorável à colocação de parquímetros nas zonas de estacionamento de duração limitada de Benfica?" foi a questão colocada aos moradores de Benfica no referendo, que decorreu até às 19h00 em escolas da freguesia, e no qual podiam votar os 32.000 eleitores aqui recenseados, levando a uma taxa de abstenção de 70%.

Contactado pela Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Benfica indicou que estes resultados provisórios - que já foram enviados à Comissão Nacional de Eleições (CNE) - revelaram 79,84% de votantes contra o alargamento de estacionamento pago e 20,16% a favor, com 0,35% de votos nulos e 0,09% em branco.

O resultado não é vinculativo. Para tal ter sido o caso, teriam de ter votado 50% + 1 dos eleitores recenseados.

O presidente da Junta disse, no entanto, que iria respeitar o resultado do referendo mesmo que não fosse vinculativo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+