Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ordem dos Psicólogos aponta défice de profissionais nos centros de saúde

10 fev, 2023 - 05:45 • Hugo Monteiro

Há 300, deveriam ser mil, defende o bastonário.

A+ / A-

O bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues, alerta que são precisos três vezes mais destes profissionais nos centros de saúde, para uma resposta capaz aos utentes.

Em entrevista à Renascença, Francisco Miranda Rodrigues diz que, atualmente, apenas um terço das necessidades estão garantidas.

"Há cerca de 300 psicólogos nos centros de saúde de todo o país", avança, apontando este número como "insuficiente, uma vez que não chega a um psicólogo, em média, por concelho".

"Para que seja possível dar uma resposta minimamente razoável, no âmbito da prevenção e da promoção da saúde, seriam precisos cerca de mil psicólogos", sentencia o bastonário.

"Fica, por isso, muito visível que é impossível, com estes recursos, dar resposta às necessidades, muito crescentes, das populações", sublinha Miranda Rodrigues.

O reduzido número de psicólogos nos centros de saúde "faz com que o tempo de espera para uma consulta seja muito longo, para além de que, muitas pessoas, sabendo dessas necessidades, nem sequer chegam a fazer parte dessas listas de espera e, variadas vezes, o médico de família opta por outras estratégias que não passam pela referenciação para o psicólogo".

Na semana em que a Ordem dos Psicólogos lançou o livro "Cuidados de Saúde Primários", o bastonário Francisco Miranda Rodrigues lembra que o trabalho destes profissionais nos centros de saúde é "importantíssimo para evitar a necessidade destas pessoas sofrerem durante tanto tempo e necessitarem, mais tarde, de cuidados muito mais especializados ou de incorrerem em situações mais graves de saúde", com "mais custos" e colocando em risco "a sustentabilidade do próprio Serviço Nacional de Saúde".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+