Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

JMJ Lisboa 2023

Plano de mobilidade da JMJ é “responsabilidade do Governo”, diz Moedas

08 fev, 2023 - 15:33 • Teresa Paula Costa , Vítor Mesquita

Presidente da Câmara Municipal de Lisboa descarta qualquer responsabilidade na execução do plano de mobilidade e diz que tem trabalhado “dia e noite” no que lhe compete.

A+ / A-

O plano de mobilidade da Jornada Mundial da Juventude é “responsabilidade do Governo” e não da Câmara Municipal de Lisboa, disse nesta quarta-feira o presidente da autarquia, Carlos Moedas.

Questionado à saída de um evento na Fundação Gulbenkian sobre o plano que ainda não foi apresentado, o autarca descartou qualquer responsabilidade na matéria, já que não se trata de uma tarefa da autarquia.

“Nós sabemos muito bem aquilo que cada um faz e temos a certeza daquilo que fazemos e as decisões estão a ser tomadas”, referiu Moedas.

Não querendo adiantar mais pormenores, o autarca salientou: “Aquilo que eu faço, decido rapidamente” e “tenho decidido nos últimos dias, tenho trabalhado dia e noite e vamos continuar.”

O plano de mobilidade é um dos documentos mais importantes para o planeamento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizará em Lisboa de 1 a 6 de agosto deste ano.


Apesar de o evento estar agendado desde 2019, só em dezembro passado é que o Governo adjudicou a elaboração do plano de mobilidade. A empresa escolhida foi a VTM – Consultores em Engenharia e Planeamento – sendo que, segundo o contrato, o prazo de execução é de 212 dias.

Sem plano, a organização da JMJ fica impossibilitada de avançar nalguns aspetos, um deles o planeamento do alojamento e transporte dos jovens que vão participar nas catequeses que se realizarão em vários pontos da cidade.

Por outro lado, trata-se de um documento fundamental para a elaboração do plano de segurança da JMJ, que também é da responsabilidade do Governo, já que, para isso, é preciso saber, de antemão, onde vão estar os jovens e por onde vão ser orientados os milhares de padres, as centenas de bispos e outros convidados que vão participar na celebração final.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+