Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sismos na Turquia

Missão portuguesa parte esta quarta-feira para a Turquia

07 fev, 2023 - 19:38 • Rosário Silva

A Força Operacional Conjunta vai desempenhar uma missão humanitária coordenada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

A+ / A-

Portugal vai enviar esta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, para a Turquia, em missão humanitária, uma Força Operacional Conjunta (FOCON) para ajudar nas operações de busca e salvamento das vítimas do sismo de segunda-feira. O anúncio é feito em comunicado pela Associação Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

“A FOCON irá participar nas operações de socorro na sequência do sismo que afetou aquele país”, refere a nota enviada à Renascença.

Esta força é composta por “operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), da Guarda Nacional Republicana, do Regimento Sapadores Bombeiros e do Instituto Nacional de Emergência Médica”, com valências “nas áreas de busca, salvamento, proteção e socorro em estruturas colapsadas”.

Coordenada pela ANEPC, a missão que parte do Terminal Militar de Figo Maduro, por volta das 14h30, “decorre do pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades turcas via Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia”, acrescenta a informação.

Recorde-se que já esta terça-feira, o ministro da Administração Interna revelou que Portugal iria enviar uma equipa de busca e salvamento para apoiar as operações de resgate na Turquia, “nas próximas horas”.

No total, viajam 53 operacionais e 6 cães, confirmou José Luís Carneiro.

Em declarações aos jornalistas, em Coimbra, o ministro sublinhou que a equipa portuguesa vai juntar-se “aos esforços europeus, de cariz humanitário, de proteção civil e, muito particularmente, no caso do apoio português, no âmbito da busca e do salvamento."

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+