Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Turquia e Síria

INEM em prontidão para participar nas operações de regaste

06 fev, 2023 - 14:29 • Redação com Lusa

"A ativação das equipas de emergência será sempre articulada entre as instituições europeias e as autoridades dos territórios afetados", refere em comunicado o Ministério da Saúde.

A+ / A-

O INEM foi colocado em prontidão e está disponível para participar nas operações de resgate nos territórios afetados pelo terramoto que atingiu a Turquia e a Síria em articulação com a Proteção Civil, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

"A ativação das equipas de emergência será sempre articulada entre as instituições europeias e as autoridades dos territórios afetados", refere em comunicado o Ministério da Saúde.

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, expressa no comunicado a sua "total solidariedade" e lamenta profundamente as vítimas do terramoto.

O Ministério da Saúde sublinha ainda que está a acompanhar a resposta à catástrofe provocada pelo terramoto.

À Renascença, o antigo Diretor Nacional de Operações da Proteção Civil, Manuel Velloso considera que não tem sentido Portugal projetar meios nacionais de busca e salvamento para a Turquia e para a Síria, atingidos na madrugada desta segunda-feira por um sismo.

“Costumo dizer que, muitas vezes, projetamos meios mais no sentido de os mostrar do que propriamente de termos depois utilidade”, assume.

Um tremor de terra, com uma magnitude de 7,8 na escala de Richter, atingiu hoje a zona de fronteira entre a Turquia e a Síria.

Entretanto, um novo sismo de magnitude superior a 7 na escala de Richter abalou hoje o sudeste da Turquia, depois de um abalo durante a madrugada ter feito pelo menos 1.300 mortos na Turquia e Síria.

De acordo com o serviço geológico dos Estados Unidos, o sismo foi registado às 13:24 locais (10:24 em Lisboa), com epicentro a quatro quilómetros da cidade turca de Ekinozu, e uma intensidade de 7,5 graus na escala de Richter.

A autoridade de gestão de desastres e emergências da Turquia divulgou que o sismo mais recente teve uma intensidade de 7,6 e epicentro no distrito de Elbistan, na província de Kahramanmaras.

O sismo da madrugada, que fez mais de 1.300 mortos na Turquia e na Síria, teve uma intensidade de 7,7, segundo o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Seguiram-se dezenas de réplicas que afetaram os trabalhos de busca e socorro de vítimas nas dez províncias afetadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    06 fev, 2023 Leiria 16:14
    "....total solidariedade....", sim, ora o resto, francamente. Não conseguimos socorrer em Portugal a tempo e horas e agora íamos para a Turquia?

Destaques V+