Tempo
|
A+ / A-

Algarve

Dois elementos da Marinha feridos após abalroamento "violento" em operação de combate a tráfico de droga

05 fev, 2023 - 11:10 • Lusa

Tripulação estava "a largar diversos fardos de estupefacientes para a água" e, ao aperceber-se da presença das autoridades, albaroou "propositadamente" uma das embarcações da Polícia Marítima.

A+ / A-

Dois elementos da Polícia Marítima ficaram feridos depois de a embarcação em que seguiam ter sido abalroada com "violência" por outra embarcação, ao largo da costa algarvia, numa operação ao combate de tráfico de droga, foi hoje divulgado. .

Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) adianta que, durante a operação, foi detetada uma primeira embarcação de alta velocidade, com três tripulantes, suspeita de estar ligada ao tráfico de droga, tendo sido efetuada "com sucesso" uma abordagem à embarcação suspeita e detidos os três tripulantes.

Entretanto, foi detetada "uma segunda embarcação de alta velocidade que se encontrava a largar diversos fardos de estupefacientes para a água", mas os tripulantes, ao aperceberem-se da presença das autoridades, abalroaram "propositadamente" uma das embarcações da Polícia Marítima.

"A embarcação abalroou com tal violência que passou por cima desta de um bordo ao outro, danificando a embarcação da Polícia Marítima, colocando em risco a vida dos agentes que, felizmente, escaparam com ferimentos", refere, acrescentando que, mesmo com "dois elementos feridos e outros dois caídos na água", a Polícia Marítima conseguiu reagir e dar o alerta. .

Não tendo sucesso, os tripulantes da segunda embarcação fugiram e os elementos da Polícia Marítima foram resgatados e transportados, "estáveis e livres de perigo", por uma aeronave da Força Aérea Portuguesa para uma unidade hospitalar, conclui.

Os fardos de droga recolhidos na operação conjunta da Polícia Marítima e da Marinha Portuguesa serão posteriormente entregues à Polícia Judiciária, bem como os três homens detidos.

Segundo a Autoridade Marítima, nos últimos "dois meses tem-se assistido a um maior grau de violência nas reações dos traficantes", sendo este o segundo caso envolvendo embarcações das autoridades registado no Algarve nas últimas duas semanas.

No final de janeiro, uma embarcação da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) ficou danificada durante uma perseguição a duas embarcações de alta velocidade, junto à ilha da Armona, em Olhão, no distrito de Faro.

Segundo as autoridades, apesar de não terem sofrido ferimentos, os militares da UCC tiveram de ser socorridos após a embarcação ter sofrido danos estruturais, não tendo, por isso, conseguido prosseguir com a operação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+