Tempo
|
A+ / A-

​Cirurgiões do Amadora-Sintra ameaçam com demissão

02 fev, 2023 - 21:29 • Ricardo Vieira

Querem afastamento de denunciantes de alegadas más-práticas médicas.

A+ / A-

A equipa de cirurgiões do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) ameaça apresentar a demissão se os denunciantes de alegadas más-práticas médicas não forem afastados, avança o jornal “Expresso”.

Os cirurgiões inscreveram a exigência num abaixo-assinado entregue à administração do hospital, apresentado na semana passada e discutido esta quinta-feira.

De acordo com o “Expresso”, a carta foi assinada por quase todos os elementos do Serviço de Cirurgia Geral do Amadora-Sintra.

Entre os signatários estão os três cirurgiões envolvidos no único ato confirmado de má prática pela peritagem da Ordem dos Médicos e que vão ser alvo de procedimento disciplinar.

Após a reunião entre os cirurgiões e os administradores, o Hospital Amadora-Sintra divulgou uma nota a reconhecer o relatório pericial.

A administração decidiu instaurar procedimentos disciplinares aos cirurgiões que participaram no ato sinalizado como "má opção cirúrgica" no relatório realizado pela Ordem dos Médicos. Os clínicos vão poder depois apresentar a sua defesa.

A peritagem deu como provado um caso de má prática clínica, apesar de um cirurgião ter denunciado 22 casos de cirurgias desnecessárias, erros, mutilações e, até, casos de mortes.

"Essa perícia concluiu que não foram encontrados indícios de má prática generalizada, ou violação das "leges artis" (boas práticas médicas, de acordo com o atual conhecimento científico) nos casos denunciados", salienta o comunicado.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+