Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SNS

Urgências obstétricas vão manter-se abertas até ao final de março

31 jan, 2023 - 15:00 • Redação

A excepção vai para o bloco de partos do Hospital de Portimão, que encerra ao fim de semana de duas em duas semanas.

A+ / A-

Os serviços de urgência obstetrícia e ginecologia vão manter-se abertos em todo o país, até ao final de março. O anúncio foi feito pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O comunicado enviado à redação sublinha que não haverá necessidade encerrar maternidades em nenhuma região, porque conseguiram fixar as escalas de serviço para o primeiro trimestre deste ano.

A exceção vai para o bloco de partos do Hospital de Portimão, que encerra ao fim de semana de duas em duas semanas. Ainda na região do Algarve, o bloco de partos de Faro vai funcionar em pleno em fevereiro e março.

De acordo com o calendário divulgado, está previsto que encerre a 10, 11 e 12 de fevereiro, voltando depois a fechar a 24, 25 e 26. Nesses fins de semana, as grávidas do Algarve vão todas para o Hospital de Faro, onde o bloco de partos vai funcionar de forma ininterrupta.
Já para Lisboa e Vale do Tejo, continua previsto que quatro blocos de partos funcionem de forma ininterrupta – Hospital de Santa Maria, Maternidade Alfredo da Costa, Hospital de Cascais e Hospital Garcia de Orta - e nove com aberturas alternadas aos fins de semana.

Com o funcionamento condicionado nesta região estarão, assim, as maternidades dos hospitais do Oeste (Caldas da Rainha), Médio Tejo (Abrantes), Santarém, Vila Franca de Xira, São Francisco Xavier, Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), Beatriz Ângelo (Loures), São Bernardo (Setúbal) e Barreiro-Montijo.

Maternidades por um fio. “Cinco ou dez minutos de diferença podem ser fatais”
Maternidades por um fio. “Cinco ou dez minutos de diferença podem ser fatais”

As quatro instituições de Lisboa - centros hospitalares de Lisboa Norte, de Lisboa Central e de Lisboa Ocidental e o Hospital Fernando Fonseca - "vão cooperar e partilhar recursos", no sentido de garantir o funcionamento dos respetivos serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia e das unidades de neonatologia durante o primeiro trimestre.

Segundo a direção executiva do SNS, todos os 13 blocos de partos da região Norte vão funcionar de forma ininterrupta até ao final deste trimestre, assim como os sete do Centro e os três do Alentejo.

Assim, no âmbito da operação “Nascer em segurança no SNS” é comunicada a decisão para o primeiro trimestre de 2023 em todas as regiões do país. “Pelo impacto direto que tem nas grávidas, recém-nascidos e suas famílias, a rede de serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia merece atenção prioritária, sendo essencial salvaguardar os princípios da equidade, qualidade, prontidão, humanização e previsibilidade dos cuidados prestados no SNS”, pode ler-se no comunicado.

À Renascença, o bastonário da Ordem dos Médicos mostra-se surpreendido e lembra que para manter todos os serviços a funcionar vai ser necessário contratar profissionais para os quadros do SNS - algo que Governo está a demorar a fazer.

Miguel Guimarães dá como exemplo o distrito de Beja, que tem “imensos quilómetros de extensão”.

“Aqui temos de fazer um esforço para manter esta maternidades abertas, obviamente contratando os obstetras necessários e, se for preciso, ter incentivos especiais para estas regiões mais periféricas”, alerta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+